Na quinta-feira (13), a 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou um filhote de veado-catingueiro (subulo-gouazoubira), localizado em Todos os Santos, zona rural de Guarapari. O animal foi acolhido por moradores da região, após um ataque de cachorros à mãe.
Essa espécie habita naturalmente florestas densas contínuas ou até mesmo savanas abertas com poucas e pequenas manchas de mata, mas sempre associado a florestas para abrigo e alimentação. Possuem uma coloração que pode variar do marrom-acinzentado com garganta e região ventral esbranquiçada, os machos sexualmente ativos possuem chifres e as fêmeas são normalmente mais claras.
O resgate do filhote é de suma importância para a preservação da espécie, uma vez que sua população está em declínio devido a perda de seu habitat, atropelamentos e caça. Agindo em favor da defesa da vida animal, os militares encaminharam o cervo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), para que, futuramente, possa ser reinserido na natureza.
Mín. 19° Máx. 29°