O governador Rafael Fonteles e o secretário da Cultura, Carlos Anchieta, inauguram, nesta quarta-feira (12), a requalificação do Polo Cerâmico Artesanal do Poti Velho e a reforma do Teatro Barítono Raimundo Pereira, na zona Norte de Teresina, às 7 horas e às 8 horas, respectivamente. A agenda contempla, ainda, a inauguração do Parque Vila Poti, que conta com equipamentos para melhor recepcionar os visitantes, incluindo quiosques para alimentação, campo de futebol, quadra comunitária, praça, mirante, dentre outras opções de lazer.
O conjunto de intervenções no Polo Cerâmico visa melhorar a comercialização e a produção de peças cerâmicas, além de ofertar mais opções de lazer e atividades culturais para a população e turistas.
As principais intervenções são: a Galeria de Arte Cerâmica Raimundinha do Poti, exposição que conta a história dos oleiros e ceramistas da região, onde é apresentado um mostruário da produção local e o processo produtivo nas suas várias etapas; e a reforma da loja da Cooperativa das Mulheres Ceramistas do Poti, que, agora, conta com um novo piso e mobiliário de exposição, oferecendo melhores condições de comercialização.
Outra intervenção é a instalação do Parque Vila Poti, que irá oferecer diversos equipamentos para melhor recepcionar os visitantes com mais e melhores opções de lazer, além de impulsionar as vendas na região. Dentre os equipamentos entregues, estão: o Mirante das Garças, que possibilitará a visualização do pôr de sol e das garças presentes nas regiões ribeirinhas do Rio Poti; cinco quiosques de alimentação; duas barracas de lanches; e dois banheiros públicos.
O Parque Vila Poti terá ainda um campo de futebol com rede de proteção e arquibancadas; o Jardim das Esculturas, que inclui diversas peças de esculturas e paredes com aplicação de peças cerâmicas; uma capela consagrada a São Pedro; a Praça das Mães D'Água: Iemanjá e Oxum, consagrada aos cultos afro-brasileiros, historicamente presente na região; e uma quadra comunitária coberta para apresentações culturais, atividades recreativas e reuniões.
No total, o Governo do Estado investiu R$ 700 mil nas obras no Polo Cerâmico, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Fábio Novo e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) 2023.
Reforma do teatro
O Teatro Barítono Raimundo Pereira, localizado no coração do Bairro Jacinta Andrade, está pronto para abrir suas portas para uma nova era de entretenimento e cultura.
As obras, iniciadas em 2023, transformaram completamente o espaço, com equipamentos modernos de produção cultural. O teatro, que inicialmente comportava até 100 espectadores, agora está equipado com um palco de última geração, poltronas confortáveis, sistema de iluminação cênica e sonorização de primeira linha, além de um isolamento acústico com revestimento e telhas termoacústicas para garantir a melhor experiência para o público, climatização de ar e salas para oficinas culturais e cursos profissionalizantes.
Além disso, a obra contemplou também pintura, instalações elétricas, instalações hidráulicas e sanitárias, fachada, pintura de arte em grafite, além de revitalizações nas áreas externas.
Para o secretário da Cultura, Carlos Anchieta, estas duas obras são um marco para a cidade de Teresina, atraindo turistas e impulsionando o desenvolvimento cultural e econômico da região.
“Com muita alegria vamos celebrar a inauguração de duas obras emblemáticas em Teresina, que representam um marco para nossa capital e para a cultura piauiense. Essas iniciativas não apenas revitalizam dois espaços importantes, mas também fortalecem nossa identidade cultural, promovendo o talento local e preservando nossas tradições. São investimentos no futuro da nossa cultura, na geração de renda e oportunidades para o povo da zona Norte. Além disso, é também um convite para que todos os piauienses se orgulhem da nossa história, da nossa arte e do nosso potencial”, afirma o secretário.
O Teatro Barítono Raimundo Pereira foi completamente reformulado, recebendo um investimento de R$ 2.400.000,00, com recursos provenientes do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).
Mín. 20° Máx. 30°