A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas iniciou, na manhã desta quarta-feira (05/06), a programação da Semana do Meio Ambiente, com uma sessão de cinema ambiental, palestras e dinâmicas sobre o tema para estudantes da Escola Estadual Maria Madalena Santana, no bairro Armando Mendes, zona leste.
Durante a sessão de cinema, os alunos assistiram ao documentário “O que nunca te contaram sobre o lixo”, uma produção de Felipe Castanhari, que fala sobre a preservação ambiental, excesso de produção de lixo e as consequências para a humanidade.
Os alunos receberam, ainda, orientações sobre descarte correto de resíduos sólidos e conheceram as ações realizadas pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que é desenvolvido pela UGPE. O programa prioriza o saneamento básico e a requalificação de áreas de ocupação às margens dos igarapés, incluindo reflorestamento, construção de parques e reassentamento das famílias.
A programação segue durante o mês de junho com palestras nas escolas das comunidades da Sharp e Manaus 2000 e também nos canteiros de obras do Prosamin.
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, enfatiza o compromisso dos programas executados pelo órgão com a preservação do meio ambiente.“A UGPE tem um cuidado especial com o meio ambiente, refletido nos programas que executamos. Tanto o Prosamin+ quanto o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) têm um forte viés ambiental, abordando questões como resíduos sólidos, o cuidado com igarapés e lagoas, o tratamento da água e esgoto, além da educação ambiental”, destacou.
Para o aluno do primeiro ano do ensino médio, Gabriel Sousa, que participou das atividades, foi muito importante os assuntos abordados, principalmente sobre o descarte correto de resíduos. “Eu já tinha conhecimento sobre o cuidado com o meio ambiente, mas a palestra reforçou mais ainda a importância do saneamento básico, o descarte correto do lixo. Aprendi que a madeira é um resíduo biodegradável, então, é muito importante cuidar do meio ambiente”, afirmou.
De acordo com o subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, as atividades nas escolas visam também fomentar o pensamento crítico sobre o futuro do planeta e os prejuízos causados pelo excesso de lixo.
“É necessário compreender as novas direções e temáticas da área ambiental. Precisamos repensar nossas atitudes, tanto pequenas quanto medianas, para garantir um ambiente saudável para as futuras gerações”, destaca Cardoso.
Mín. 20° Máx. 31°