A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), foi convidada pela Escola Judiciária para ministrar, aos novos juízes do Acre, uma palestra sobre os sistemas e monitoramento da Segurança Pública. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira, 4, no Palácio da Justiça, em Rio Branco.
O titular da Sejusp, José Américo Gaia, fez uma ampla apresentação sobre a estrutura e composição da Segurança Pública na capital e interior do estado, com ênfase no Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICC).
“Este momento de troca de experiências é importante para que os novos magistrados entendam como funciona a estrutura da Segurança”, observou o secretário.
O gestor explicou ainda da importância de subsidiar a qualificação dos profissionais, trazendo cursos e especializações para o aprimoramento dos trabalhos executados pela equipe. Destacou ainda as ações estratégicas, com detalhamento dos responsáveis, dos prazos e do alinhamento com ações.
O plano estratégico contém 23 ações, tendo como meta os indicadores de mortes violentas, proteção dos profissionais de segurança pública, roubos e furtos de veículos, sistema prisional, ações de prevenção de desastres e acidentes, ações de prevenção e combate aos crimes ambientais, rurais e transfronteiriços e sistema socioeducativo.
Gaia explicou ainda que o Acre tem uma das maiores populações carcerárias do Brasil, com mais de 8 mil detentos. “Estamos sempre atuando em conjunto contra a criminalidade e as facções criminosas. Nos últimos 14 anos, triplicamos o número da população carcerária; dos 8,5 mil detentos, 2,5mil são monitorados, que também são controlados por videomonitoramento, e trabalhamos o serviços de inteligência, por meio da produção de análise criminal”, destacou.
Ao fim da palestra, o secretário convidou os novos juízes para conhecer as instalações do CICC.
Mín. 20° Máx. 31°