Com o objetivo de apresentar e discutir os resultados do diagnóstico estratégico de marketing turístico do Piauí, a Secretaria do Turismo (Setur) reuniu, no auditório Cajuína, no Centro de Convenções de Teresina, mais de 60 pessoas ligadas ao setor, incluindo empresários e instituições dos polos Teresina, Costa do Delta e Origens. A ação, realizada na quarta-feira (28), faz parte da elaboração do Plano de Marketing Turístico do Estado e visa integrar a participação dos atores do segmento.
O encontro, que também foi realizado de forma virtual, por meio da plataforma YouTube, iniciou com a apresentação do cronograma realizado pelas consultoras especializadas Marta Poggi e Gleice Guerra, incluindo o plano de trabalho, análise do mercado, definição e estratégias, com base nas visitas feitas ao Estado no anos de 2023 e 2024.
De acordo com o secretário de Turismo, José Neto Monteiro, o Plano de Marketing do Estado será finalizado no mês de abril e entregue para execução. “Foi um dia inteiro dedicado a dialogar e pensar estratégias assertivas para promover os nossos destinos e produtos. Quero agradecer a todos os participantes e dizer que, em breve, estaremos lançando, juntamente com o governador Rafael Fonteles, esse projeto que vai nos mostrar a viabilidade e nos apresentará os caminhos e direcionamentos para potencializarmos, cada vez mais, o turismo piauiense em âmbito nacional e internacionalmente”, frisou o gestor.
Na Oficina também foram apresentadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do destino Piauí, com base na análise SWOT, ferramenta que auxilia no desenvolvimento do planejamento estratégico das empresas e na tomada de decisões. Entre alguns pontos indicados nas Forças, está a produção do artesanato, existência de pacotes, presença digital, entre outros; nas Fraquezas estão pontos de vendas do artesanato, indicadores de turismo, marketing, entre outros.
Já nas Oportunidades, foram levantados os acessos, com a presença de aeroportos, atrativos singulares, demanda potencial, patrimônio material e imaterial, preços locais, programas federais, unidades de conservação. Nas ameaças, a malha aérea, destinos concorrentes, infraestrutura e outros.
O encontro foi finalizado com uma dinâmica feita em grupo, para que os participantes pudessem ressaltar suas visões dentro do tema e quais ações de marketing (produto, preço, promoção e distribuição) podem ser priorizadas e também responderam a um formulário de avaliação da Oficina.
“Estamos muito felizes e realizados com a nossa oficina participativa do marketing turístico do Piauí. Tivemos uma representação muito legal participando. Essa é a primeira sementinha que estamos plantando para fazer crescer o turismo no estado e, principalmente, colocar o Piauí na prateleira certa do mercado”, afirmou a consultora e uma das ministrantes, Marta Poggi.
Para o empresário e coordenador da Rede Pense Piauí, Ehrlich Cordão, esse é um grande momento para o turismo do estado. “É um pedido, um sonho de todos nós que trabalhamos com turismo há mais de 40 anos. O trade reuniu várias entidades e prefeitos. Isso mostra a importância desse evento para o estado do Piauí. Parabenizo os envolvidos que estão tendo uma sensibilidade muito grande para o turismo do nosso estado”, finalizou Ehrlich.
Mín. 20° Máx. 29°