Dois dos principais espaços do Carnaval de Belo Horizonte receberam novidades para a folia em 2024. A nova sonorização instalada nas avenidas dos Andradas e Amazonas, com torres amplificando o som em todo o trajeto, fazendo com que os foliões consigam acompanhar o cortejo com qualidade técnica inédita na folia da capital, continua sendo atração para milhares de pessoas nesta segunda-feira (12/02).
“A sonorização é muito importante, pois os nossos artistas são ouvidos em toda a avenida. Antigamente, só as pessoas próximas curtiam os blocos, hoje já não é mais assim. Isso dá conforto e segurança para o folião, ele não precisa ficar espremido para poder escutar a música. É a nossa cultura sendo divulgada em todo Brasil”, explica a secretária Adjunta de Comunicação Social, Bárbara Botega.
Na Avenida Amazonas, os blocos Baianas Ozadas e Ziguiriguidum fizeram seus desfiles com a nova tecnologia. Já na região Leste da cidade, o Havayanas Usadas e o É o Amô arrastaram uma multidão na Avenida dos Andradas. O novo sistema de sonorização do Carnaval belo-horizontino, inaugurado oficialmente no último fim de semana, é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio do patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) . O investimento é de R$ 4,5 milhões, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
“Desde 2015, tentamos fazer com que os artistas sejam ouvidos em vários pontos para além do entorno do trio elétrico, e, em 2023, no mês de abril, começamos a planejar o que seria esse novo sistema de sonorização, que dá mais visibilidade ao trabalho dos artistas e proporciona uma melhor experiência para foliões e turistas. Para o Governo de Minas, os investimentos foram realizados para tornar nossa folia uma das melhores do país e colocar Minas como um dos principais destinos turísticos nesse período”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
O novo sistema foi aprovado pelos foliões. O morador de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Lorenzo Scapim, está curtindo o carnaval de Belo Horizonte pela quarta vez. Ele elogiou a sonorização e também destacou a segurança.
"Essa sonorização está muito boa, dá pra acompanhar o bloco mesmo estando distante dele. A segurança esse ano também está muito melhor. Vários policiais nas ruas, nos deixando mais confortáveis", disse.
A servidora pública de Mario Campos, região metropolitana de Belo Horizonte, Paola Cristine, também aprovou o sistema.
“A sonorização está mais do que aprovada, parece que estamos perto do trio, o som está limpinho. Eu e minha família estamos gostando muito do carnaval desse ano”, conta a foliã.
Os desfiles continuam nesta terça-feira (13/02), com as apresentações dos blocos Juventude Bronzeada e Pisa na Fulô, ambos na Avenida dos Andradas, e Funk You e Baianeiros na Avenida Amazonas.
A nova sonorização estreou no Carnaval de BH no fim de semana. Na Avenida dos Andradas, os blocos Tchanzinho do Norte e Volta Belchior desfilaram no sábado e experimentaram a novidade. No dia seguinte, foi a vez do Bloco da Esquina e da Alcova Libertina realizarem seus cortejos. Já na Avenida Amazonas, os blocos Abalô Caxi e Angola Janga saíram no domingo. O sistema de som foi testado em um grande evento realizado nos dias 13 e 14 de janeiro, na Avenida dos Andradas, no mesmo trajeto utilizado durante o Carnaval. O Ensaio Geral reuniu 24 blocos e 200 mil pessoas naquele fim de semana.
Confira a programação completa de terça-feira (13) nas avenidas sonorizadas:
Av. Amazonas
Terça-feira (13/2)
Funk You
10h às 11h – concentração
11h às 14h – desfile
14h às 15h – dispersão
Baianeiros
14h às 15h – concentração
15h às 19h – desfile
19h às 20h – dispersão
Av. dos Andradas
Terça-feira (13/2)
Juventude Bronzeada
8h às 9h – concentração
9h às 13h – desfile
13h às 14h – dispersão
Pisa na Fulô
14h às 15h – concentração
15h às 19h – desfile
19h às 20h – dispersão
Mín. 20° Máx. 29°