O presidente da Fesporte, Paulão, esteve nesta quinta-feira, 11, na sede do Comitê Paralímpico Brasileiro com o objetivo de obter mais uma parceria inédita para Santa Catarina. Junto com o presidente do CPB, Mizael Conrado, foi firmado o Termo de Cooperação visando o desenvolvimento dos esportes para pessoas com deficiência. Este acordo dará condições mais adequadas para que o paratleta possa desenvolver suas potencialidades, não só no campo técnico esportivo, bem como o empoderamento de sua cidadania.
Para o presidente Paulão, este ato significará um novo marco no esporte catarinense. “O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, pede para que sejam feitas ações diferenciadas. Desta maneira, ampliamos nossas ações e buscamos novas parcerias, primeiramente com o Comitê Olímpico Brasileiro – COB e agora com o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. Para fomentar este trabalho, é preciso que haja um forte investimento na área da educação, e nós da Fesporte seguimos junto com nosso secretário estadual de Educação Aristides Cimadon e com a secretária adjunta Patrícia Lueders, investindo no paradesporto nas escolas e em ações que possam transformar Santa Catarina numa grande potência educacional e esportiva”.
O presidente do CPB, Mizael Conrado, acredita no potencial esportivo catarinense e destacou. “É com grande alegria para o Comitê Paralímpico Brasileiro firmar este Termo de Cooperação com este estado que muito admiro. Tenho certeza que ele irá contribuir muito para o aperfeiçoamento das políticas públicas de Santa Catarina, especialmente no atendimento de pessoas com deficiência no esporte. E para dar a importância merecida às pessoas com deficiência é importante criar instrumentos, tanto para inclusão na sociedade como no resgate da sua autoestima. Tenho certeza que este Termo de Cooperação e as ações que serão desenvolvidas a partir desta parceria contribuirão demais para que as crianças e os indivíduos com deficiência se tornem cidadãos”, afirmou.
O encontro também serviu para concentrar esforços no planejamento e estruturação da capacitação dos profissionais, além de estudos visando a criação de um centro de referência regional de treinamento para iniciação e alto rendimento. Um dos objetivos será o desenvolvimento de ações para inclusão das pessoas com deficiência no esporte, bem como aprimoramento das atividades paradesportivas aos atletas já praticantes.
Mín. 20° Máx. 26°