Os Jogos Escolares do Ceará, competição organizada pela Secretaria do Esporte (Sesporte), teve um alcance de 17.385 atletas inscritos em 2023, com a participação de 178 municípios. Foram 1.229 escolas, sendo 1.073 públicas e 156 particulares.
Os Jogos Escolares do Ceará tem por finalidade promover mobilização do segmento escolar incentivando o esporte como forma de inclusão social e estimulando a participação do aluno em atividades esportivas dentro da escola além de identificar e desenvolver novos talentos esportivos.
“Esse número revela a importância do esporte em âmbito escolar. É um evento no qual os alunos passam por três etapas e se classificam para a etapa nacional”, salientou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
A competição acontece anualmente, nas seguintes modalidades:
Coletivas: basquete, handebol, voleibol e futsal.
Individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e wrestling.
Paralímpicas: atletismo, natação, tênis de mesa, judô, demonstração nas modalidades de futebol de 5 (para cegos), bocha e vôlei sentado.
As modalidades são disputadas nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos naipes feminino e masculino.
Os estudantes-atletas participaram das etapas nacionais nos Jogos da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros, Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar e Jogos Sul-Americano Escolar.
Mín. 20° Máx. 26°