Em continuidade ao Programa Mulheres da Amazônia, iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac) executada em parceria com o governo do Estado, a Secretaria da Mulher (Semulher) esteve, no último dia 18, no município do Jordão. Na ocasião, foram discutidas questões como a finalidade dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) na gestão municipal e estratégias de combate ao feminicídio.
Ainda durante a visita, a equipe da Semulher se reuniu com a gestora municipal do OPM, secretários municipais, sociedade civil, equipes das polícias Civil e Militar, representantes do Judiciário, vereadores, e com o prefeito de Jordão, Naudo Ribeiro.
Segundo a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, com a presença da equipe da Semulher, os OPMs dos municípios ganham estrutura técnica para implementação de políticas públicas para as mulheres. “Além da prevenção de todas as formas de violência, do feminismo, estupro de vulneráveis, a estrutura que temos deixado nos municípios é fundamental para um futuro de segurança às mulheres que morarem no Acre”, explicou.
De acordo com Neuda Muniz, chefe do Departamento de Fortalecimento Institucional de Ações Temáticas e Participação Política da Semulher, como encaminhamento, a prefeitura implementou o Comitê Gestor do Jordão das Políticas para as Mulheres. “Ademais, conversamos sobre combate às inúmeras violências que as mulheres sofrem e a cooperação dos órgãos para a celeridade do atendimento destas vítimas, por meio de discussão do fluxo de atendimento municipal, através da participação do Departamento de Enfrentamento à Violência contra as mulheres”, explicou.
Ainda segundo Muniz, é de suma importância a presença da pasta no interior do estado, principalmente em municípios de difícil acesso, como é o caso do Jordão. “É fundamental para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres em todo o território do estado, da gestão transversal, do controle social e do fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, trabalhando com os gestores e técnicos desta rede e consolidando o fluxo de atendimento”, reforçou.
Paralelamente a esta ação, a técnica da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Aline Brandão, fez orientações, junto a coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino, quanto às metodologias de prevenção da gravidez na adolescência.
Mulheres da Amazônia
O programa de extensão Mulheres da Amazônia promove educação popular pela extensão universitária, com oficinas de capacitação para conselhos municipais de direitos da mulher, OPMs e redes de apoio a mulheres em situação de violência nos 22 municípios acreanos.
Este programa é coordenado pela produtora cultural e pesquisadora da Ufac, Dra. Fabiana Chaves.
Mín. 20° Máx. 30°