Com grande público, a 16ª Semana Acreana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT iniciou nesta terça-feira, 3, com o espetáculo de teatro “Belíssimas! Só que não!” no Cine Teatro Recreio, localizado na Gameleira.
Com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), o evento gratuito iniciou às 19h e contou com a apresentação das artistas Drag Queen Suzy Brasil e Samara Rios, do Rio de Janeiro, e também com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, Furiosa.
“A Semana da Diversidade LGBT é uma ocasião importante para celebrar, educar e advogar pelos direitos e pelo respeito à diversidade de identidade de gênero, promovendo um mundo mais inclusivo e igualitário para todos, como nosso governador diz, cuidando de gente”, explica a diretora dos Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes.
Sobre o tema deste ano, a organização da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), explica o significado: “Todos os cidadãos devem ser tratados de forma igual, sem diferenças, mas de acordo com as suas próprias limitações e dificuldades, garantindo, preservando direitos, deveres e oportunidades iguais seja para pretos, idosos, crianças, jovens, LGBTQIA+, indígenas, mulheres e toda a diversidade de nossa civilização. Negar políticas públicas no enfrentamento a LGBTfobia é negar o princípio da igualdade”.
O coordenador do evento, Germano Marino, considerou a celebração como um dos maiores eventos de cultura deste ano. O primeiro dia teve a participação de mais de 500 pessoas.
“Foi sensacional, desde o começo dessa nova gestão de cultura, foi a maior lotação de público que um aparelho de cultura teve dentro da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), no espaço do Cine Teatro Recreio”, explicou.
A semana é organizada pela AHAC, e recebe apoio de diversos parceiros, como o Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB), o Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), entre outros.
A programação conta com eventos culturais, educacionais e festivos, com exibição de peça teatral, oficina de inclusão de pessoasLGBTQIA+no teatro, conversa sobre o combate à discriminação do público no mercado de trabalho e um show de encerramento da semana na Concha Acústica.
A programação segue até domingo, 8, e encerrará com a parada do orgulho LGBT. A concentração será a partir das 15h, no Skate Park.
Nesta quarta-feira, 4, acontecerá a oficina “Os primeiros contatos e a diversidade”, no Teatro de Arena do Sesc – Centro, das 18h30 às 21h.
Mín. 20° Máx. 30°