O Batalhão de Polícia de Trânsito encerrou, nesta segunda-feira (25), as ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito. A Unidade atuou em parcerias e contemplou centenas de adultos e crianças.
Iniciada no último dia 18, a Semana Nacional de Trânsito é um movimento que mobiliza autoridades, instituições e colaboradores em todo país há 26 anos, com o objetivo de sensibilizar condutores e demais usuários das vias públicas em relação aos riscos e cuidados a serem adotados no trânsito, afinal, são 94 mortes diárias, em média, em todo país.
Seguindo o tema da campanha: “No trânsito, escolha a vida”, o BPTran atuou em conjunto com instituições parceiras, como o DETRAN/ES, em abordagens educativas, cujo objetivo foi orientar condutores e passageiros em relação às condutas individuais capazes de promover um trânsito mais humano e seguro.
As ações foram desenvolvidas em consonância com os objetivos previstos pelo Pnatrans, outro programa nacional que visa a redução de mortes nas estradas, baseado nos pilares de gestão, segurança, educação e fiscalização.
Além da educação nas ruas, o BPTran também atuou nas escolas, contemplando centenas de crianças, que aprenderam noções de segurança viária e poderão compartilhar os novos conhecimentos com seus pais, bem como cobrá-los nas boas condutas.
De acordo com a Cb Ionara, palestrante do público infantil, as crianças sempre recebem muito bem o tema, que é transmitido de forma lúdica e suave: “o processo de aprendizagem para as crianças é sempre muito legal, eles absorvem muito bem o conteúdo e compartilham suas experiências. Ou seja, estão sempre de olho em tudo e aprendem com os exemplos dos pais e responsáveis. Educação começa em casa e se estende para a escola. Consolidar valores como esses que abordamos, certamente ajudará a salvar vidas”, disse a policial.
Os temas abordados foram os riscos do cerol, a importância do uso da cadeirinha infantil e da faixa de pedestres. Além, claro, do esclarecimento das milhares de dúvidas que surgiram, características dessa idade: crianças de 03 a 11 anos.
O BPTran continuará desenvolvendo ações educativas e, claro, de fiscalização durante todo o ano.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br
Mín. 20° Máx. 31°