O professor de Engenharia de Software Marcelo de Souza, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, recebeu um prêmio internacional pela sua tese de doutorado, que trata da melhoria de algoritmos automáticos. O trabalho foi reconhecido pelo Prêmio Sigevo de Melhor Dissertação , que destaca pesquisas na área de computação evolutiva.
Na pesquisa, Marcelo propôs formas de tornar a configuração automática de algoritmos mais eficiente, gerando melhores resultados e simplificando a análise. A tese “ Configuração Automática de Algoritmo: Métodos e Aplicações ” apresenta um programa que aplica ideias para criar algoritmos mais eficazes em diversos problemas.
O trabalho de doutorado foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Computação, e o professor atuou como pesquisador visitante na Universidade de Manchester, no Reino Unido. Sua tese foi aprovada com o maior conceito, recebendo a máxima distinção acadêmica.
Sobre o prêmio
Organizado pela Association for Computing Machinery (ACM), o Prêmio Sigevo reconhece trabalhos relevantes na área de computação evolutiva. As dissertações são revisadas analisando a profundidade técnica e a importância da contribuição da pesquisa, além de observar o impacto potencial no campo da computação evolutiva e a qualidade da apresentação.
Nessa edição, a premiação anual ocorreu em Lisboa, em Portugal, durante o Genetic and Evolutionary Computation Conference (Gecco), maior evento científico da área.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail marcelo.desouza@udesc.br .
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
Mín. 18° Máx. 28°