Após finalizar a segunda rodada da 13ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15, quatro times do interior da Bahia lideram seus grupos. Neste ano, 13 equipes se classificaram das fases regionais para a fase final, que tem a presença de forças do estado, do país e a Seleção Brasileira Sub-15. A bola segue rolando com a terceira rodada, nesta terça-feira (4), em oito praças esportivas.
O diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Vicente Neto, celebrou a liderança das equipes do interior. “Essa é a maior competição de base do país por causa dessa interiorização importante que fizemos nas 13 regionais para que 205 municípios baianos pudessem participar e se preparar para a fase final. É quase a metade dos municípios do estado. Isso está fazendo toda diferença no desenvolvimento e no fomento do futebol como política pública do esporte pela Bahia. O resultado está aí”, comenta.
Entre eles, a Seleção de Barra, que veio da fase regional, conquistando a eliminatória de Ibotirama, lidera o grupo G da competição e chama a atenção dos outros clubes pelos resultados. Jogando em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, a equipe estreou com uma sonora goleada de 6 a 0 contra a equipe do CRB, de Alagoas, e empatou na segunda partida por 2 a 2 contra a Seleção de Ruy Barbosa, que também veio da fase regional.
Com o artilheiro da competição, Divino Max, com cinco gols em dois jogos, além de ter feito 15 nas fases preliminares, o coordenador de Esportes de Barra, Francisco Inácio, enaltece o desempenho do time, que viajou quase 800km para Cachoeira. Segundo ele, as expectativas são continuar o bom desempenho e passar de fase para jogar em Salvador.
“Nosso sentimento é de gratidão por todos os envolvidos nessa copa e pelas famílias que nos deram a confiança de estarmos aqui representando o oeste da Bahia. O Governo do Estado e a Sudesb estão de parabéns. Vivemos esse momento de euforia com nossos atletas, aproveitando ao máximo a oportunidade de mostrar que, no interior, tem muitos jogadores de qualidade, que podem a qualquer momento representar uma grande equipe do futebol baiano ou do cenário nacional já que temos olheiros de todas as partes do país. Essa é uma competição muito importante”, comenta o coordenador.
Já o atacante da Seleção de Barra, comemora o momento. “Só felicidade. Agradecer a toda minha equipe e aos treinadores que me deram essa oportunidade de estar aqui jogando. Estou vivendo um sonho. O foco agora é no ABC. É muito difícil a competição, mas estamos aqui pronto para tudo”, pontua.
No grupo C, jogando em casa, a Seleção de Lauro de Freitas venceu a Seleção de Castro Alves no domingo, 02, e empatou com a Seleção de Santa Rita de Cássia na segunda-feira, 03, o que rendeu a liderança com quatro pontos, um a mais que o Palmeiras, que tem um jogo a menos. Já no grupo D, com jogos em Salvador, no Wet’n Wild, a Camaçariense lidera com os mesmo quatro pontos, mas sem ter sofrido gols ainda na competição, com um 0x0 contra a Seleção de Paulo Afonso e um 1×0 contra a Seleção de Sergipe.
Os feirenses também podem comemorar porque o FSA, da Princesa do Sertão, lidera o grupo F, como mandante. Porém, o líder não está invicto porque perdeu a segunda rodada contra o Astro por 1×0, também de Feira de Santana, após vencer o JW7 por 4×0 na estreia. A liderança está nas mãos do FSA por causa do saldo de gols. A fase grupos segue até quinta-feira, 05, com mais três jogos para decidir os dois classificados de cada grupo para a fase de mata-mata a partir do sábado (8).
Fonte: Ascom/Sudesb
Mín. 18° Máx. 26°