Já começaram os preparativos para a Romaria do Senhor do Bonfim, a maior e mais antiga da região, com mais de 200 anos de atividade reconhecida. A celebração religiosa ocorre anualmente, de 6 a 17 de agosto, no distrito distante 26 km de Natividade. São esperadas mais de 100 mil pessoas, entre romeiros e turistas.
Representantes de diversas instituições, do Governo do Tocantins e federais estiveram reunidos nessa segunda, 22, na Secretaria do Turismo, com o Padre Leomar Sousa, reitor do Santuário do Senhor do Bonfim. Infraestrutura, fornecimento de água e energia elétrica, organização do trânsito e segurança foram os principais temas abordados
Padre Leomar ressaltou a preocupação em atender os romeiros e agradeceu a parceria do Governo, lembrando que o maior movimento deverá ocorrer entre os dias 11 e 15.
Por indicação do governador Wanderlei Barbosa, caberá ao secretário de Turismo, Hercy Filho coordenar estre trabalho multidisciplinar, com o objetivo de fazer a interlocução entre os diversos setores e os organizadores da Romaria.
Participaram da reunião, representantes das secretarias de Turismo, Segurança (SSPTO), Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Agricultura e Pecuária (Seagro), além das agências de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Detran, Corpo de Bombeiros (CBMTO), Polícia Militar (PMTO) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O secretário Hercy Filho ressaltou que o governador Wanderlei Barbosa tem o compromisso de dar todo o suporte à Romaria. “Cada órgão tem o seu papel e suas funções a serem desempenhadas, vamos trabalhar em equipe para resguardar as necessidades dos participantes”, completou.
Mín. 20° Máx. 26°