Fotos: Bruno Collaço/ Agência Alesc
Durante o lançamento na manhã desta terça-feira, 9, da Frente Parlamentar em Apoio ao Turismo Marítimo de Navios de Cruzeiros na Assembleia Legislativa, o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, reforçou o compromisso do Governo do Estado de incentivar e expandir o setor de transatlânticos em Santa Catarina.
“Quero aqui elogiar a atitude do governador Jorginho Mello em criar uma Secretaria de Turismo para poder conversar com mais propriedade com os envolvidos no setor. E ao lado da Alesc, dos deputados, ajudar aos prefeitos. Essa área dos transatlânticos é algo fantástico que ainda exploramos muito pouco. O governo está dando um passo importante de criar um grupo de trabalho para esse setor. Em parceria com a Assembleia nós temos que levar esse assunto com muito profissionalismo”, destacou o secretário.
Evandro Neiva parabenizou a iniciativa do deputado Emerson Stein, em criar essa Frente, que será relevante para exposição do mercado de cruzeiro. De acordo com o secretário, a maioria das pessoas não tem ideia do impacto que se traz um transatlântico. Um levantamento realizado no município de Itajaí indicou que 60% dos cruzeiristas voltam ao destino. “Temos chances reais de aumentar nossa temporada. E quero reforçar que somos parceiros da Frente Parlamentar”, finalizou.
O secretário adjunto de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias , Robison Coelho, também participou do evento e enfatizou que o turismo de navios de cruzeiros é uma pauta relevante e estratégica para Santa Catarina.
Segundo o deputado Emerson Stein, a Frente que conta ainda com os parlamentares Carlos Humberto (PL), Ivan Naatz (PL) e Mário Motta (PSD), pretende promover iniciativas conjuntas entre estado e empresas, buscando desenvolver o potencial turístico do setor e fomentar a economia estadual por meio dele. Além de tratar dos entraves relacionados à carga tributária e debater a regulamentação da prática e serviço técnico de assessoria aos comandantes de navios.
“Vem incentivar mais ainda o setor, dar apoio ao setor, junto às entidades. O turismo de cruzeiro gera dividendos para os municípios e para o Estado, que deve passar de R$ 150 milhões na próxima temporada”, salientou Stein.
Além dos deputados, o evento reuniu prefeitos, secretários de turismo e entidades ligadas ao setor de hotelaria, eventos, restaurantes, náutica e cursos superiores de turismo.
Para Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Santa Catarina tem uma posição geográfica estratégica para o crescimento do turismo de transatlântico. “Estado fantástico. Geograficamente está no meio, entre a Argentina e a região Sudeste, onde tem todo o tráfego dos cruzeiros”.
Mín. 20° Máx. 26°