Promovendo o turismo responsável pelo país, o Ministério do Turismo (MTur) participou nesta sexta-feira (05/05), do XVI Workshop Nacional da Bandeira Azul, que esse ano ocorreu em Caucaia, no Ceará. Representando a Pasta, a Coordenadora de Turismo Responsável, Laís Campelo, apresentou as ações desenvolvidas no âmbito do projeto “Brasil, essa é a nossa praia”.
O evento reuniu gestores de praias, prefeitos e representantes municipais de vários estados do país, com o intuito de discutir sobre os critérios do programa, o ingresso de praias na fase piloto, renovações, além de esclarecer dúvidas específicas sobre a certificação.
O destino escolhido para sediar o evento - Praia do Cumbuco, é o único do Ceará apto a receber a certificação ambiental da Bandeira Azul. O prêmio revela que a região apresenta boas práticas de gestão e desenvolvimento sustentável de zonas costeiras e marinhas. Na próxima semana, a organização realizará no dia 10 de maio, o Workshop “Estruturas de Apoio Náutico” que contará com a presença de representantes das marinas, iate clubes da Bandeira Azul e do MTur.
BANDEIRA AZUL– Reconhecido pela sua importância no Brasil e internacionalmente, o prêmio ecológico Bandeira Azul, voluntário, é concedido às praias, marinas e embarcações de turismo a fim de qualificar o município que atingir critérios de sustentabilidade ambiental. Estão integrados aos fundamentos a qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que precisam ser renovadas e comprovadas anualmente.
A certificação de 2023 é válida até novembro, dessa forma, para manter o selo, a praia do Cumbuco precisa continuar desenvolvendo e atendendo aos critérios do programa.
Os gestores de praia que se interessarem pela iniciativa e desejam se candidatar, podem enviar a documentação até 15 de maio de 2023. Para mais informações, clique AQUI .
BRASIL, ESSA É A NOSSA PRAIA– O projeto “Brasil, essa é a nossa praia” foi criado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 02/2019. A iniciativa tem como objetivo geral orientar destinos em relação a implementação para ações de gestão responsável, incentivando a promoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas.
Para saber mais, clique AQUI .
A ação auxilia os municípios com assessoria técnica na revisão e/ou elaboração de Planos de Gestão Integrada da Orla (PGI), atualmente integrada aos municípios de Angra dos Reis (RJ), Barreirinhas (MA), Cabo Frio (RJ), Cruz (CE), Imbé (RS), Natal (RN), Paraty (RJ), Salvador (BA), São Sebastião (SP) e Vila Velha (ES), influenciando cada vez mais destinos a participarem do projeto Orla.
Contemplando um conjunto de atividades referentes ao Turismo Responsável, o “Brasil, essa é a nossa praia” apresenta: desenvolvimento de estudos e proposição de estratégias e mecanismos de fomento ao turismo responsável, com foco em sustentabilidade, segurança turística e turismo de base comunitária; desenvolvimento do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável; elaboração de e-book, manuais, guias ilustrados e vídeos explicativos; disponibilização de Curso de Extensão EAD sobre Turismo Responsável para gestores públicos e privados.
RESPONSABILIDADE– Contribuindo para o compartilhamento de informações sobre o turismo responsável, o Ministério do Turismo participou, no dia 18 de abril, da palestra o “Turismo Responsável e o futuro do Brasil”. No evento, a representante da Pasta e coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Rafaela Lehmann, expôs o Painel do Turismo Responsável e os produtos desenvolvidos no Projeto “Brasil, essa é a nossa praia”.
Na palestra foram expostas opiniões e dúvidas sobre ações desenvolvidas com o intuito de incentivar o turismo responsável. Clique AQUI para saber mais.
Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Mín. 18° Máx. 26°