Começou oficialmente nesta sexta-feira (17.02) o Carnaval 2023. A festa popular, conhecida por ser a cara do Brasil, deve movimentar e levar animação para mais de 46 milhões de pessoas nos quatro cantos do país, de acordo com o Ministério do Turismo. Se você é um desses que irá curtir a festa, já separou o glitter, a fantasia e a animação? Além destes itens, a Agência de Notícias do Turismo separou cinco passos essenciais para você cair na folia e aproveitar, com responsabilidade, uma das maiores festas do mundo e que volta a ser realizada após dois anos, devido à pandemia da Covid-19. Vamos nessa?
SEGURANÇA- Se você, folião que vai aproveitar as festas fora da sua cidade e precisa reservar algum meio de hospedagem, agência de turismo, etc., veja se elas possuem registro no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. No site, o viajante pode verificar se as empresas ou profissionais contratados estão aptos a exercerem suas atividades entre outras dicas que englobam a análise das condições de contratos, onde denunciar empresas não cadastradas e qual é a atuação de um guia de turismo regional e de excursão nacional.
EXPLORAÇÃO SEXUAL- Folião responsável também está atento à proteção das mulheres, crianças e adolescentes contra todos os tipos de violência durante o carnaval. Durante a festa mais popular do Brasil, as centrais de atendimento do Disque 100 estarão de prontidão para dar o encaminhamento necessário a todas as denúncias. O serviço é gratuito, sigiloso e opera 24h por dia. Além de ligação gratuita, os serviços estão disponíveis por meio do site da Ouvidoria, aplicativo Direitos Humanos, Telegram (“Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61 - 99656-5008). O canal também possui atendimento em Libras.
“Após dois anos de pausa, todos nós estamos com saudades do carnaval. Mas, durante a folia não podemos esquecer do nosso papel como cidadãos. Por isso, queria convidar todos vocês para fazerem parte do bloco do Disque 100. Se identificar alguma violação de direitos humanos contra crianças, adolescentes ou contra qualquer pessoa pegue o seu celular e disque 100”, alertou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Uma parceria entre os ministérios do Turismo e dos Direitos Humanos promove o “Bloco do Disque 100”, incentivando um Carnaval seguro e responsável.
“O Carnaval chegando, um monte de gente aproveita os dias de folga para viajar. É sempre bom ser recebido bem onde quer que a gente chegue. E para ter as portas abertas onde quer que a gente vá, quem é turista deve cuidar bem do lugar que visita. Espalhar carinho e respeito para as pessoas que moram por ali”, destaca o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
SAÚDE- Um bom Carnaval também esbarra na saúde do folião. Para isso, tenha atenção especial na hidratação: beba água, sucos naturais e água de coco. Além disso, não esqueça da proteção solar, afinal estamos no verão, época mais quente do ano no país. Outro item indispensável é a alimentação. Evite comidas gordurosas, preferindo pratos leves, como saladas e carnes magras. Esteja com a vacinação contra a covid-19 em dia, faça sexo com camisinha e não se esqueça: Se beber, não dirija! Além dos acidentes no trânsito, o álcool também contribui para a ocorrência de quedas, afogamentos, intoxicações e violências.
PRESERVAÇÃO DOS DESTINOS- O folião também precisa estar atento e preservar o local onde estão sendo realizadas as festas. Como a maioria delas são feitas na rua, muitas pessoas jogam lixo e urinam em locais indevidos. Em alguns destinos, como Florianópolis, esse último ato pode resultar em multa no valor de R$ 182. Já no Rio de Janeiro, o valor é ainda maior: R$ 750. Então, jogue o seu lixo no local adequado e urine nos banheiros disponibilizados pelos organizadores do evento. Assim, ganha o destino e o folião!
PLANO DE 100 DIAS- A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, lançou no início do mês o plano de ação para os primeiros 100 dias de governo. São projetos que serão resgatados ou iniciados – alguns, inclusive, já em andamento – e que buscam reestruturar e fortalecer a atividade turística no país.
A agenda prioritária é dividida em cinco eixos de atuação: diálogo; sustentabilidade e mudanças climáticas; estruturação de destinos; passagens aéreas e carnaval. Este último contou com visitas especiais da ministra, onde foram reforçadas a importância do carnaval seguro, responsável e consciente, principalmente no que se refere ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo