Cultura Tocantins
Governo do Tocantins debate elaboração de dossiê das Taieiras e dos Congos do estado
Estudo é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e possibilita a sistematização d...
27/02/2025 10h59
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Tocantins

Cultura, pesquisa e preservação. Esses foram os temas norteadores da reunião realizada entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) na tarde dessa quarta-feira, 26, oportunidade em que as instituições dialogaram sobre o andamento da pesquisa voltada ao estudo das Taieiras e dos Congos, manifestações culturais presentes nos Festejos de Nossa Senhora do Rosário, no município de Monte do Carmo, e de extrema importância e valor cultural para a memória do Tocantins.

A pesquisa é fruto de uma parceria entre a Secult e a UFT e dará origem a um dossiê sobre essas manifestações da cultura popular local. A partir desses estudos, será possível sistematizar informações e conhecimentos acerca dos temas, um trabalho minucioso, que envolve não apenas um estudo bibliográfico, mas a coleta de dados e as pesquisas de campo no município. Além do dossiê, o resultado do estudo também oportuniza o desenvolvimento de um documentário com cerca de 15 minutos de duração.

“Para nós, essa parceria com a UFT, viabilizada com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins, é de suma importância, porque possibilita um estudo completo dessas manifestações culturais, com toda a expertise de professores e pesquisadores da instituição, o que contribui para a preservação da memória, da história e da cultura do nosso estado. Estamos ansiosos para a conclusão do projeto”, disse o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antônio Miranda.

De acordo com a professora da UFT, Noeci Carvalho Messias, que coordena o estudo em desenvolvimento, “a pesquisa já tem cerca de 90% do trabalho concluído. Alguns produtos, como o documentário e um catálogo fotográfico que acompanhará o dossiê já estão prontos. Estamos quase finalizando a escrita, que é a parte mais densa, e a gente espera muito concluir esse trabalho agora em março”, contou.

Após a conclusão da pesquisa, a ideia é que seja realizado um momento de devolutiva para a comunidade do município onde essas manifestações culturais são realizadas, para que esta tenha acesso aos resultados obtidos e organizados no estudo, o que poderá contribuir ainda mais com a valorização da cultura local.