A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta quarta-feira (26), dois encontros de grupos de diretores de escolas situadas na capital cearense, ambos da área de abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 1. O objetivo das reuniões foi ampliar o diálogo sobre a condução dos trabalhos nas unidades de ensino, aproximando os gestores escolares da gerência do órgão, em busca de promover um atendimento mais direto às demandas apresentadas e aprimorar as condições de ensino e aprendizagem a estudantes e professores. Os profissionais foram recebidos pela secretária da Educação, Eliana Estrela.
Na quinta-feira (27), será a vez dos diretores das escolas da área da Sefor 2 participarem de um momento semelhante, e o mesmo ocorrerá aos gestores escolares da Sefor 3 na próxima semana.
“Consideramos muito importante estas rodadas de escuta. Sabemos que há muitos bons projetos acontecendo nas escolas, e sabemos, também, dos desafios que se apresentam na lida da gestão escolar. Reconheço o trabalho realizado por cada profissional. Costumo dizer que o gestor da escola é como o dono da casa, não no sentido de proprietário, mas de ter zelo pelo ambiente, de criar um clima favorável, de abrir as portas e dar oportunidades à nossa juventude e aos nossos professores. Precisamos seguir avançando na melhoria da nossa educação”, ressalta Eliana Estrela.
A diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Moema Távora, Fabíola Moreira, avalia de forma positiva a ocasião da reunião.
“Nossa escola está passando por uma transição (para o Tempo Integral), ainda temos alunos de 3ª série em tempo regular. Nossa proposta é acolher o estudante e trabalhar com equidade, com foco nos resultados de aprendizagem. A cada ano estamos consolidando essa prática, por meio da busca ativa, em que primamos pela permanência do estudante na escola e pela qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Esse momento com a secretária sinaliza para nós que existe um comprometimento por parte da Secretaria, no sentido de colaborar com as escolas”, explica.