No pré-carnaval do Maranhão no circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, promovido pelo Governo do Estado, a folia foi garantida neste domingo (23) com o Bloco da Saúde. Com o tema “Saúde na avenida, folia garantida”, a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou informação e distribuição de preservativos e géis para os foliões.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou o evento e ressaltou o compromisso do governador Carlos Brandão com a saúde da população. "Nosso objetivo é garantir que os foliões tenham acesso a serviços essenciais de prevenção. Queremos que todos aproveitem o carnaval com alegria, mas também com consciência e responsabilidade", pontuou.
A estudante Isabele Cristina, de 16 anos, aproveitou o evento para obter informações sobre saúde feminina e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). "Carnaval é alegria, mas também exige responsabilidade. Achei ótimo que estão distribuindo preservativos e explicando tudo de maneira acessível", comentou.
Brenda Lopes, de 31 anos, que trabalha na limpeza das ruas do circuito, também aprovou a iniciativa. "Nós, que trabalhamos no meio da festa, vemos de tudo, né? É bom saber que estão cuidando do povo", disse, enquanto pegava um folheto sobre ISTs.
O jovem Nicolas Sanches, de 21 anos, aproveitou o bloco para retirar um kit com preservativos e gel lubrificante. "É sempre bom se cuidar, né? O legal daqui é que tudo é rápido e sem burocracia. A gente se diverte e ainda sai mais consciente", afirmou.
A chefe do Departamento de IST/AIDS e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão, reforçou a importância da ação. "O carnaval é um momento de festa, mas também de cuidado. Estamos aqui para oferecer informação, testes rápidos e distribuição de preservativos, garantindo que a folia seja segura para todos", destacou.
Os servidores Waldeise Pereira e Carlos Júlio, que participaram da concentração do bloco, destacaram a importância da ação. "A base do Bloco da Saúde foi essencial para mobilizar esforços e mostrar que a saúde faz parte do carnaval promovido pelo governo Brandão", afirmou Waldeise.
Carlos Pereira enfatizou o alcance da iniciativa. "É gratificante ver que estamos conseguindo levar informação de forma leve e acessível. Muita gente aproveitou para curtir a folia e, ao mesmo tempo, aprender mais sobre prevenção", disse.
A distribuição de informativos e preservativos continuará durante todo o período carnavalesco, garantindo que os foliões tenham acesso à prevenção em diversos pontos do circuito da folia. E, claro, tudo isso sem perder o ritmo!