Geral EDUCAÇÃO
Seduc garante experiência imersiva e tecnológica aos estudantes da rede estadual através do Ciseb; veja como utilizar o espaço
Com seis salas de imersão, o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica, em Belém, proporciona uma experiência moderna para todos os ...
21/02/2025 22h21
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Pará

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Em um marco histórico para a educação paraense, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), inaugurou o primeiro Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), em Belém, na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, no final de 2024. Desde então, estudantes e educadores têm tido a possibilidade de desenvolver habilidades através de um ensino moderno, sustentável e inovador.

Com seis salas de imersão, o Ciseb conta com as seguintes trilhas de aprendizagem: prototipagem e fabricação digital; cultura maker; cultura digital, realidade virtual e aumentada; robótica; computação criativa e inteligência artificial. O espaço promove a sustentabilidade, fortalece a cidadania e reafirma o compromisso em superar os desafios educacionais, além de buscar enfrentar os desafios da educação pública, trazendo soluções inovadoras tanto para o ensino dos estudantes quanto para o desenvolvimento profissional dos educadores.

Rafael Herdy, coordenador do Ciseb - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

“O contato dos estudantes com o Ciseb proporciona uma experiência educacional diferenciada, que vai além do ensino tradicional. Esse espaço permite que os alunos experimentem a tecnologia de forma prática, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro, como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade”, afirma o coordenador do Centro, Rafael Herdy.

Ainda segundo ele, ao integrar sustentabilidade nos projetos, os estudantes compreendem a importância da preservação ambiental e da inovação responsável, sendo preparados para desafios globais e, além disso, o Ciseb também “estimula a visão de futuro, conectando os jovens a novas possibilidades de carreira e incentivando o protagonismo na construção de soluções para suas comunidades”, frisou o coordenador.

No Ciseb, estudantes das redes públicas estadual e municipais poderão participar de programas de imersão em tecnologia, inovação e sustentabilidade, com ênfase no aprendizado curricular e no desenvolvimento de novas habilidades. Já os professores da rede pública terão acesso a formações, palestras, assessoria e apoio técnico pedagógico para a implementação de projetos inovadores em suas escolas.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Como utilizar o Ciseb -O atendimento do Ciseb funciona todos os dias, sendo segunda, quarta e sexta para estudantes e terça e quinta para professores. Todas as escolas do Pará podem utilizar os espaços do Centro desde que agendem com antecedência, por meio do link ( aqui ).

A direção das escolas deve entrar em contato com a direção do Ciseb, que organiza a disponibilidade para receber os estudantes. Após agendada a utilização, a escola organiza o transporte e leva os estudantes, que podem ser divididos em grupos de 20, 40, 60 e até 120 de uma única vez.

Investimento -Para o espaço, o investimento do Governo do Pará foi de R$ 2.858.083,11 sendo R$ 690.103,86 provenientes do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), iniciativa que dá autonomia e potencializa as ações na escolas do Pará.