Geral Maranhão
Governo entrega Cais do Quebra Pote e fortalece vocação econômica e turística da região
A solenidade contou com a assinatura de ordens de serviço para uma segunda etapa de obras contemplando estaleiro para reparo de embarcações.
08/02/2025 19h15
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

O governador Carlos Brandão esteve neste sábado (8) na zona rural de São Luís para a inauguração do cais e da rampa de embarque e desembarque do Quebra Pote. A obra foi executada pela Agência Executiva Metropolitana (Agem) e garante mais segurança para o escoamento do pescado e da produção agrícola da comunidade, além de contribuir para a mobilidade urbana e reforçar a vocação turística da região.

“Essa é uma obra sonhada pelo povo há mais de 50 anos. Os pescadores chegavam na maré baixa e tinham que descer com a lama na altura da cintura. Agora, eles podem atracar as embarcações e a qualquer momento retirar o peixe para poder comercializar sem esse transtorno”, declarou o governador Carlos Brandão durante a inauguração.

A entrega também foi acompanhada pelo presidente da Agem, Leônidas Araújo. Ele destacou o compromisso da gestão estadual com a melhoria da qualidade de vida da população e a importância de fomentar o desenvolvimento das comunidades, como a vocação pesqueira e turística do Quebra Pote.

“Este é um ponto turístico que vai começar a deslanchar. Temos aqui a procissão marítima de São Pedro, que é lindíssima e que todos precisam conhecer. Nós também pensamos na segurança, uma vez que esse cais permitirá que o barco de patrulhamento da polícia realize o seu trabalho com facilidade. Então, além da importância econômica para a comunidade, o cais contribuirá com o trabalho da polícia”, afirmou o gestor da Agem.

Todo o entorno do cais foi urbanizado, com a construção de bancos, delimitação de áreas verdes, pavimentação com blocos sextavados de concreto, drenagem superficial (meio-fio e sarjetas), muro de contenção, arquibancada, acessibilidade com piso tátil e rampa para Pessoa com Deficiência (PCD).

Outro atrativo do cais foi a construção do Santuário de São Pedro, monumento que reforça a cultura local e enriquece o turismo na região. Para os moradores, a obra representa a concretização de um sonho e mais oportunidades de trabalho e renda para a localidade.

“Agradeço a Deus e ao governador Carlos Brandão por entregar essa obra, esperada por muitos anos pela nossa comunidade. É uma obra de muita importância para pescadores e moradores e vai trazer muitos benefícios para a nossa comunidade”, comentou o comerciante Luís Pereira Costa.

A pescadora Maria da Graça comemorou a inauguração do cais. Ainda jovem, ela viu esse sonho nascer na comunidade e agora é algo concreto. “Estou muito feliz e agradecemos muito ao governo do estado por tornar realidade esse sonho que todos nós tínhamos desde 1974. Com certeza esse cais vai ser sucesso para todos do Quebra Pote e para o povo de fora, os turistas, que vêm conhecer o nosso bairro”, disse.

Para garantir o pleno funcionamento do espaço, foi instituído pela Agem o Comitê Gestor do Cais do Quebra Pote. O morador Albert Barbosa foi escolhido para a função de presidente.

“O Cais traz muitos benefícios para a comunidade e estaremos de mãos dadas com o poder público para zelar por essa obra, tão sonhada pela comunidade do Quebra Pote, especialmente pelos pescadores, e que trará muitas melhorias para a comunidade”, afirmou.

Mais obras anunciadas

Durante a agenda no Quebra Pote, o governador Carlos Brandão também assinou ordens de serviço para uma segunda etapa de obras que contemplará a construção de um playground para que as crianças possam brincar na praça com ainda mais conforto e segurança, além de um estaleiro com área seca e molhada para o reparo de embarcações.

O estaleiro seco consiste em um espaço para a entrada de embarcações onde a água é drenada depois. O espaço conta com estruturas para apoiar o barco, permitindo a manutenção e reparos em diversas partes. Já a área molhada é uma instalação equipada para que o conserto ocorra dentro da água.

“Teremos a construção de um monumento que explica a origem do Quebra Pote, que foi um barco que afundou vindo de Rosário cheio de pote. A construção de estaleiro para que sejam realizados pequenos reparos aqui mesmo, sem a necessidade de ir para o Bacanga. E, também, será providenciada uma geleira para que os pescadores possam conservar o pescado para comercialização”, detalhou o governador.