Ofensivas relacionadas ao crime já resultaram em cinco capturas e três mortes em uma ocorrência de intervenção policial
Um homem, de 34 anos, foi preso na Paraíba, sob suspeita de participação na morte de policial penal, de 37 anos, ocorrida no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. A captura aconteceu nessa quinta-feira (6), sendo resultado de uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Civil da Paraíba (PCPB), na cidade de Cabedelo, na Região Metropolitana daquele estado.
Conforme a investigação, conduzida pela 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (11ª DHPP) da PCCE, o homem, natural de Manaus, estaria em um carro utilizado como suporte pelo grupo criminoso envolvido no crime. Após a morte do policial penal, o investigado fugiu para a Paraíba, onde foi localizado, com informações do Núcleo de Inteligência (Nuip/DHPP) e Departamento de Inteligência da PCCE (DIP/PCCE). Localizado na Região Metropolitana, ele apresentou documento falso, mas foi reconhecido.
Diante da situação, além de dois mandados de prisão temporária e preventiva, relacionados à investigação, foram cumpridos pela autoridade policial. Ele também foi autuado em flagrante pelo uso de documento falso e colocado à disposição da Justiça.
Com essa prisão, sobe para cinco capturas relacionadas ao caso. Outros três suspeitos morreram em uma ocorrência de intervenção policial. As duas primeiras prisões aconteceram nos dias 28 e 29 de janeiro de 2025. Durante os trabalhos policiais, dez quilos de cocaína, armas e mais de 100 munições foram apreendidos. A ação integrada foi realizada por equipes das Polícias Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Militar do Ceará (PMCE) e da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), a partir de informações da Coin/SSPDS e do DIP/PCCE.
Já no dia 30 de janeiro de 2025, no bairro Moura Brasil (AIS 4) de Fortaleza, foi realizada uma ofensiva integrada, com o objetivo de capturar outros suspeitos de envolvimento no crime. Os suspeitos resistiram e foram mortos na ocorrência de intervenção policial. Com eles, foram apreendidas quatro armas de fogo calibre 38, 380 e 9 milímetros; 21 munições; dois carregadores de pistola; três tabletes de cocaína; nove tabletes de maconha; uma balança de precisão; relógios, cartões magnéticos; documentos e três celulares.
A ação integrada foi realizada por equipes das Polícias Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Policial Militar do Ceará (PMCE) e da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), a partir de informações da Coordenadoria da Inteligência (Coin) da SSPDS e do Departamento de Inteligência (DIP) da PCCE. Os suspeitos, mortos na ocorrência de intervenção policial, são dois homens de 25 e 26 anos, de Manaus e Santarém, respectivamente. A terceira pessoa é uma mulher de 31 anos, residente em Manaus.