Cultura Piauí
Sudarpi abre inscrições para seleção de artesãos para Feira Nacional de Artesanato na Bahia
As inscrições que têm início nesta sexta-feira (7) seguem até o dia 10 de março e podem ser realizadas de forma presencial ou on-line.
07/02/2025 10h25
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Piauí

Com o objetivo de promover o artesanato local, a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) abre inscrições para a seleção de artesãos interessados em participar da 2ª edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba). 

Estão sendo ofertadas seis vagas para ocupar um estande coletivo, direcionadas a artesãos individuais, mestres artesãos e entidades representativas, incluindo associações e cooperativas.

O coordenador de Cursos e Eventos da Sudarpi, Wanderson Severo, ressaltou a importância dessa participação para os artesãos piauienses. “A Fenaba é uma excelente oportunidade para expandir as redes de contato e divulgar o trabalho artesanal do Piauí em uma das maiores feiras do Brasil”, destaca. 

Inscrições

As inscrições têm início, nesta sexta-feira (7), e vão até o dia 10 de março de 2025. Elas podem ser realizadas de três formas: presencialmente, com a entrega de todos os documentos exigidos no edital em envelope lacrado na sede da Sudarpi, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho; por e-mail, com o envio de toda a documentação para edital.sudarpi@gmail.com (entre as 00h00 de 07/02/2025 às 00h59 de 10/03/2025), com o assunto “Inscrição Edital n° 01/2025” e informando no corpo do e-mail o nome completo do interessado, seja artesão individual, mestre artesão ou entidade representativa (associação, cooperativa ou grupo produtivo). Também é possível fazer sua inscrição por meio dos links disponibilizados, tanto para mestres artesãos e artesãos individuais quanto para entidades e grupos representativos .

Processo de Seleção

Após o encerramento das inscrições, o processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira será a análise da documentação, de caráter eliminatório, feita pelos técnicos da Coordenação Estadual do PAB. A segunda consiste na análise do portfólio, também eliminatória, e será conduzida por uma comissão interdisciplinar designada pela Sudarpi, composta por pelo menos três especialistas com notória experiência no segmento artesanal. 

O processo de seleção levará em consideração a representatividade cultural, a originalidade e a criatividade das peças, além da capacidade de comercialização e o impacto social na comunidade. O cronograma inclui a análise dos inscritos de 13 a 31 de março, com resultados previstos para o dia 14 de março e divulgação final em 31 de março de 2025.

A responsabilidade dos participantes inclui arcar com despesas de transporte, alimentação e hospedagem, enquanto a Sudarpi se encarregará do transporte das peças artesanais. Os selecionados deverão ainda seguir as orientações para a montagem e desmontagem do estande, respeitando as normas do evento.

Sobre a Fenaba

A 2ª edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba) será realizada entre os dias 24 e 27 de abril de 2025, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), e será uma vitrine importante para a divulgação e comercialização da produção artesanal do Piauí.

Confira o edital (clique aqui)