A centralização de aquisições, contratações e logística na saúde pública da Paraíba foi um dos principais temas discutidos durante o evento “Saúde 2025: Transformando Desafios em Resultados”, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Garden Hotel, em Campina Grande. A palestra teve como objetivo apresentar as estratégias desenvolvidas pela Gerência de Insumos, Bens e Serviços para Saúde (Gibs) para a execução das atividades de compras junto às unidades hospitalares da rede estadual.
Além de proporcionar melhores negociações de preços e mais condições de aquisição junto aos fornecedores, a compra centralizada também contribui para a padronização de produtos e serviços adquiridos, agilidade no processo de contratação, bem como mais transparência e controle dos processos de compra e contratação. De acordo com o gerente de Insumos, Bens e Serviços para Saúde da SES, Edjarde Arcoverde, esse tipo de estratégia também ajuda as equipes a focar em resultados, melhorando significativamente a logística.
“A gestão centralizada da logística garante uma distribuição mais eficiente, e nós já estamos nesse processo de mudança, para que façamos as aquisições da Secretaria de Estado da Saúde de forma mais sustentável, trazendo economicidade, transparência e fazendo com que o abastecimento de bens e insumos se dê de forma efetiva, sem prejuízo aos cofres públicos e, principalmente, sem prejuízo aos usuários”, disse Edjarde ao reforçar que o estado vem avançando no abastecimento do sistema de saúde.
Em dezembro, o Governo da Paraíba assinou um contrato de prestação de serviços logísticos e transporte de carga com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para potencializar a distribuição de medicamentos e insumos para os hospitais da rede. A logística deve atender a 39 unidades de saúde, entre hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas em todas as regiões do estado. Além de otimizar o fluxo de armazenamento e distribuição de medicamentos, a iniciativa vai garantir ainda mais eficiência, controle e segurança do sistema de saúde estadual.