Acompanhados de representantes do Governo do Maranhão e da bancada federal maranhense, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e representantes da companhia aérea Latam anunciaram nesta segunda-feira (3), em Brasília (DF), a ampliação do número de voos semanais com destino à cidade de São Luís (MA). As novas operações partirão das capitais Brasília, Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), reforçando a conectividade aérea da capital maranhense.
O aumento da oferta de voos atende a uma antiga demanda do estado e integra o programa “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e outros órgãos federais, que têm como objetivo incentivar o turismo interno e facilitar o deslocamento de brasileiros pelo país.
Serão três voos a mais entre São Luís e Brasília, chegando a dez itinerários entre as capitais por dia. Para Fortaleza, o número de operações semanais sobe de sete para dez, enquanto Guarulhos (SP) passará de 21 a 24 voos diretos para a capital maranhense.
Com o incremento das ligações aéreas, São Luís se fortalece como um dos principais destinos turísticos do Nordeste, facilitando o acesso dos visitantes à rica cultura, história e belezas naturais do Maranhão. O governador do estado, Carlos Brandão, comemorou a ampliação das operações aéreas e destacou os impactos positivos para o turismo e a economia local.
“A conectividade aérea é um fator essencial para o desenvolvimento do turismo e da economia maranhense. Essa ampliação de voos reforça nosso compromisso em promover o estado como um grande destino turístico. O Centro Histórico de São Luís é Patrimônio Mundial da Humanidade e os Lençóis Maranhenses foram recentemente declarados como Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco. Além disso, temos importantes ações já realizadas neste sentido, a exemplo das grandes festividades realizadas nos últimos anos no Maranhão, como o São João e, novamente, o carnaval em 2025, que fortalecem a cadeia produtiva do turismo e da cultura”, afirmou Brandão.
"Esse anúncio resulta do permanente diálogo com empresas aéreas, parlamentares e governos locais, uma premissa do nosso presidente Lula e que tem permitido que o turismo continue movimentando economias locais de todo o país, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego, renda e inclusão social”, frisou Sabino, que destacou ainda o empenho do MTur pela promoção turística do Maranhão e defendeu esforços para proporcionar a ligação aérea entre São Luís (MA), Portugal e o Caribe.
Os novos voos anunciados nesta segunda-feira devem entrar em operação a partir de abril, oferecendo mais opções de viagem para turistas e passageiros que utilizam as rotas para negócios e deslocamentos pessoais.
Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, que representou o Maranhão em Brasília, a união de forças entre os governos federal e estadual, executivo e legislativo fortalece a atividade turística.
“O governador Carlos Brandão conversa frequentemente com o ministro Sabino, e o ministro é sensível às questões do Maranhão, junto com toda a nossa bancada. Então, queremos agradecer ao ministro, à bancada e ao governador por fazer com que o Maranhão esteja presente nessas discussões e a gente avance, porque continuaremos pleiteando mais conectividade e oportunidades para o nosso estado”, disse a gestora estadual, que espera ter resultados ainda melhores do que em 2024.
Mais desembarques
No ano passado, o Boletim Trimestral do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), divulgado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), revelou um aumento de 7% nos desembarques em território maranhense, subindo de 903.172 para 967.034.
“Reconhecemos o trabalho do ministro Celso Sabino e da Secretaria de Turismo do Maranhão pelo desenvolvimento do setor. A Latam está e será sempre uma parceira do estado e do Ministério”, declarou Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da Latam Airlines Brasil.