Geral Maranhão
Problemas em instalações elétricas são as principais causas de incêndios em residências, aponta Corpo de Bombeiros
Estes acidentes representaram 65% dos casos, no ano passado, chamando atenção para necessidade de cuidados.
04/02/2025 12h07
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) registrou 699 incêndios em edificações, em todo o estado, ano passado. Os dados são da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) da corporação, e incluem prédios comerciais e residenciais. Desse total, 458 ocorreram em residências - casas e apartamentos -, representando 65,5% do total de incidentes. 

Até o momento, em 2025, foram registrados 58 casos. A principal causa desses incêndios é o curto-circuito em instalações elétricas, especialmente em aparelhos de ar condicionado. Esse cenário alerta para a necessidade de cuidados redobrados, a fim de prevenir acidentes que podem ter consequências fatais.

Estas instalações devem ser realizadas com a execução ou supervisão de profissionais habilitados, alerta o diretor da DAT, tenente-coronel Wellington Araújo. “Eles têm o conhecimento necessário para garantir que os circuitos elétricos sejam projetados e executados de acordo com as normas de segurança”, reforça. 

Quando a instalação não é feita corretamente, o sistema elétrico pode sofrer curtos-circuitos, aquecimento excessivo e sobrecarga, aumentando o risco de faíscas ou até de incêndios. Além disso, a ausência de dispositivos de proteção, como disjuntores e fusíveis, contribui para exposição a riscos.

Outro fator importante, conforme a corporação, é o aterramento e fiação, que devem estar corretamente dimensionados e protegidos, evitando que falhas elétricas resultem em choques elétricos ou outros acidentes. Se improvisada, seja por amadores ou por falta de experiência, o risco de erro aumenta expressivamente. Em situações como essas, até mesmo a manutenção pode ser comprometida, pois a identificação de problemas e a execução de reparos ficam mais difíceis. 

“Um profissional qualificado terá esse entendimento e fará a instalação de maneira correta. Portanto, a contratação de eletricistas qualificados é indispensável para reduzir riscos de incêndios e garantir a segurança e o bom funcionamento das instalações elétricas”, enfatiza o tenente-coronel Araújo.

A DAT realiza vistorias nestes sistemas e orienta para a manutenção preventiva, como a verificação do sistema elétrico, a instalação de extintores adequados e a criação de rotas de fuga seguras. Estes cuidados podem reduzir o número de ocorrências e evitar danos maiores. 

Além disso, os bombeiros realizam treinamentos em empresas e escolas, reforçando a necessidade de práticas seguras e rápidas respostas em caso de emergência. “Trabalhamos em parceria com a sociedade, realizando orientações e fiscalizações periódicas em áreas residenciais e comerciais, para garantir que as edificações sigam as normas de segurança contra incêndio”, afirmou. 

A corporação também ressaltou que tem investido na modernização de seu parque de equipamentos, além de capacitar seus efetivos constantemente, para lidar com os mais diversos tipos de incêndios em edificações. O objetivo é que, mesmo diante de situações críticas, os profissionais consigam minimizar os danos e preservar vidas. 

“Nosso trabalho é pautado na prevenção e os responsáveis pelos estabelecimentos, sejam comerciais ou residenciais, devem estar atentos à manutenção dos sistemas elétricos, à substituição de itens e às orientações para se proteger em caso de acidentes. A prevenção traz resultados na redução destes acidentes e na preservação de vidas”, conclui o tenente-coronel Araújo.