Meio Ambiente Meio Ambiente
Licenciamento ambiental: Semace compartilha avanços e experiências com estudantes da Uece
Nos últimos anos, o Ceará tem alcançado importantes avanços no setor de licenciamento ambiental, destacando-se pela simplificação da emissão da LAC...
01/02/2025 15h31
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará

Nos últimos anos, o Ceará tem alcançado importantes avanços no setor de licenciamento ambiental, destacando-se pela simplificação da emissão da LAC (Licença Ambiental por Adesão e Compromisso) e pelo licenciamento de grandes projetos de energia renovável, como o hidrogênio verde (H2V). Nesta sexta-feira (31), técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participaram de um bate-papo com alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no campus do Itaperi, em Fortaleza.

Durante o encontro, os técnicos da Diretoria de Controle e Proteção Ambiental (Dicop/Semace), Carlos Eduardo, Beatriz Carvalho e Ítalo Taeno esclareceram os principais processos envolvidos no licenciamento ambiental, desde a abertura do processo até a revisão de licenças. Também foram discutidos os procedimentos de vistoria técnica, solicitação de complementações e a emissão de pareceres.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Troca de experiências

Ítalo Taeno, um dos técnicos presentes, destacou a importância do encontro : “Foi uma ótima oportunidade para conversar com os alunos da disciplina de Licenciamento Ambiental sobre os desafios e a importância desse tema para o desenvolvimento sustentável. Agradeço à universidade pelo convite e aos alunos pela troca de conhecimento e pelo interesse na área. Momentos como esse reforçam a importância do diálogo entre a academia e a prática profissional.”

O professor Dr. Davi Rabelo, responsável pela disciplina de licenciamento ambiental da UECE, também ressaltou a relevância dessa interação. “A participação dos técnicos da Semace é essencial para fortalecer o vínculo entre a universidade e o órgão ambiental, aproximando a teoria da prática e preparando os alunos para os desafios da gestão ambiental no Ceará”, afirmou.