Geral Maranhão
Cortejo com mais de 15 blocos tradicionais no Centro Histórico de São Luís abre a programação do Carnaval do Maranhão 2025
A concentração aconteceu na Praça Deodoro, e de lá a manifestação cultural teve como parada final a Praça da Fé, na Praia Grande.
01/02/2025 08h15
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

Ruas históricas do Centro de São Luís ficaram pequenas, nesta sexta-feira (31), com a passagem do cortejo de blocos tradicionais que marcou a abertura da programação oficial do Carnaval do Maranhão 2025. A concentração foi na Praça Deodoro. De lá, o cortejo com mais de 15 blocos tradicionais da capital atravessou a Rua Grande com parada final na Praça da Fé, na Praia Grande.

O som vibrante de tambores, contratempo, retintas, cabaças e ganzás - alguns dos instrumentos que caracterizam os blocos tradicionais - se espalharam por ruas e becos de São Luís e deram o tom ao início da temporada 2025 do carnaval promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A passagem dos blocos inicia novo ciclo de folia e celebra um ritmo carnavalesco genuinamente ludovicense. Surgidos na primeira metade do século 20, os blocos tradicionais produzem uma cadência única, oriunda da fusão dos sons de vários instrumentos.

Outra marca dos blocos tradicionais é o esmero com os figurinos, fantasias coloridas, brilhantes e vivas. Pesquisadores apontam que na década de 1940 foram criados os primeiros concursos, e com o passar dos anos, os desfiles competitivos nas praças João Lisboa e Deodoro.

“É um cortejo muito simbólico. Foi uma antiga tradição que o governador Carlos Brandão resgatou aqui para o Centro Histórico para o nosso carnaval. É o cortejo de abertura para abençoar, para a gente seguir com a nossa cultura, para a gente seguir com a nossa tradição, com a nossa identidade”, pontua o secretário de Cultura do Maranhão, Yuri Arruda.  

Vem Pro Centro
O momento também abriu a programação de pré-carnaval do Circuito Vem Pro Centro, que contará com cinco polos de folia e dezenas de shows e apresentações simultâneas em todos os sábados do mês de fevereiro, no Centro Histórico de São Luís.

“Foi um pedido do nosso governador Carlos Brandão que a gente ocupasse o Centro Histórico. Ele tem um carinho muito grande pelo Centro. São vários polos culturais com blocos tradicionais, escolas de samba, tambor de crioula e blocos organizados. Todas as nossas linguagens do carnaval estarão representadas ali no Centro Histórico, no circuito Vem Pro Centro”, detalhou Yuri Arruda.

O cortejo de blocos tradicionais foi apenas o pontapé inicial para o Carnaval do Maranhão 2025. Para este ano, o Governo do Maranhão também terá shows com grandes nomes da música nacional no Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, e o retorno do circuito Madre Deus no período oficial de carnaval.

Presidente do Bloco Tradicional Kambalacho do Ritmo, da área Itaqui-Bacanga, Tadeu de Jesus participou do cortejo e avaliou que a programação do carnaval deste ano é democrática e contempla múltiplos segmentos culturais.    

“Essa programação está super diversificada. Voltamos aos pré-carnavais e teremos atrações no Centro e na Litorânea. Tem espaço para todo mundo, vai ter para todos os gostos”, afirmou.

Retomada da tradição

Com mais de 50 anos de história e o envolvimento de mais de 100 pessoas do Bairro de Fátima, o Bloco Tradicional Gaviões do Ritmo foi um dos grupos que se apresentou no cortejo.

Para o presidente dos Gaviões do Ritmo, Magno Martins, a presença dos blocos tradicionais na abertura do carnaval é uma forma de manter viva uma tradição cultural que só existe no Maranhão.   

“É um momento muito importante esse cortejo, dando início às apresentações dos blocos tradicionais aqui. É um incentivo muito grande para toda a categoria de bloco tradicional. O bloco tradicional tem um batuque diferenciado, não tem em outro lugar, só aqui em São Luís, só no Maranhão tem bloco tradicional”, destacou Magno Martins.

O médico maranhense José Ribamar Mendes mora há 50 anos em São Paulo, e está visitando São Luís com a esposa, a assistente social Tânia Clemente. Eles acompanharam o cortejo e ficaram maravilhados com o som e o colorido dos blocos tradicionais.  

Ela é paulista e nunca passou o carnaval no Maranhão. Ele, por sua vez, teve a oportunidade de reviver o passado durante o cortejo. “Eu adoro o Centro Histórico de São Luís. Acho que o Centro deve ter essas atividades para retomar as tradições locais. Já tinha ouvido falar dos fofões, dos blocos e sempre quis assistir“, disse Tânia.  

“É emoção demais. Há 50 anos estou fora do Maranhão, vindo aqui episodicamente. Assistir uma retomada da tradição do carnaval de São Luís é muito agradável. Como maranhense é motivo de orgulho”, relata o médico.

Acesse ma.gov.br ou as redes sociais do Governo do Maranhão e da Secma para conferir a programação completa do Carnaval do Maranhão 2025.