Saúde Saúde
Hospital Geral de Fortaleza conta com 25 novos leitos para reforçar atendimento de emergência à população
Com duas novas salas UIB entregues e uma terceira em construção, Hospital deve contar com 48 novos leitos em breve Neste sábado (25), o Governo do ...
25/01/2025 12h20
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará

Com duas novas salas UIB entregues e uma terceira em construção, Hospital deve contar com 48 novos leitos em breve

Neste sábado (25), o Governo do Ceará entregou as duas novas salas de Unidade de Internação Breve (UIB) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). São 25 novos leitos para garantir mais acolhimento e atendimento de emergência aos pacientes. A entrega contou com o governador Elmano de Freitas, a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, além de diretores e profissionais do HGF e da Sesa.

Foram investidos R$ 1 milhão na abertura das duas novas salas UIB, que contam com 12 e 13 leitos, respectivamente. Uma terceira está em construção e deve ser entregue no fim de fevereiro.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Isso garante às pessoas que chegam no HGF ficarem acomodadas de maneira adequada, para que elas possam, no momento em que estão aguardando um leito, ficar nessa Unidade, com acompanhamento e dignidade. Nosso projeto é chegar a 48 leitos de Unidade de Internação Breve”, afirmou o governador.

Elmano de Freitas também destacou que o investimento é resultado de uma gestão eficiente da direção do HGF, com apoio da Rede Sesa. “Com muita sensibilidade e eficiência, estamos entregando ao povo do Ceará esses 25 leitos. Quero muito reconhecer o trabalho desses profissionais que são referência para o País quanto à capacidade e qualidade técnica, mas também demonstram algo muito importante para o povo cearense, que é a sensibilidade do cuidado”, pontuou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho reforçou o compromisso em aprimorar o atendimento em saúde para os cearenses. “Os pacientes que vão vir pra cá são aqueles que chegam na emergência e necessitam de um internamento. Esse internamento é chamado de Unidade de Internamento Breve, onde a gente procura ao máximo realizar todos os exames de início do paciente, estabilizar e, daqui, ele ir para as enfermarias. O mais importante dessas unidades é que a gente vai dar conforto, qualidade e segurança para esses pacientes”, detalhou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

A ampliação é fundamental para proporcionar melhor qualidade assistencial aos pacientes e profissionais da saúde, como é o caso da enfermeira Jenifer Lima, 24 anos, que lida diariamente nesse atendimento inicial. “Aqui nós acompanhamos o paciente completamente, fazemos visita de enfermagem, avaliamos o quadro neurológico, se ele está precisando de suporte de oxigênio, ou se pode até mesmo usar o uso de droga vasoativa. A gente acompanha 24 horas com monitorização de tudo”, concluiu.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Mais atendimento

Ao todo, o HGF dispõe de 580 leitos ativos, incluindo 46 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além da ampliação na área assistencial, o Hospital reformou o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), serviço que presta informações a pacientes, acompanhantes e familiares.