O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, iniciou a programação, nessa quarta-feira (22), na Bett Show, em Londres, se reunindo com representantes do Canva for Education e da Microsoft Educação. As atividades fazem parte da agenda do evento, um dos maiores do mundo voltados à educação e à tecnologia.
Durante as conversas, o secretário discutiu a implementação de ferramentas gratuitas para a rede pública estadual, ressaltando o compromisso da gestão de Rafael Fonteles em buscar novas parcerias que tornem as escolas da rede estadual mais inovadoras, tecnológicas e atrativas para os estudantes.
Na feira, Bandeira teve a oportunidade de conhecer as mais modernas soluções tecnológicas voltadas para a educação. Ele destacou que o Piauí é pioneiro nas Américas ao incluir a disciplina de Inteligência Artificial na educação básica e que a rede também oferece aulas de robótica em parceria com a Tron.
“Estamos no maior evento de educação com foco em tecnologia e inovação do mundo. Conhecemos soluções que tornam o ensino mais eficiente e atrativo, como óculos de realidade aumentada, salas de aula imersivas, ferramentas de ensino adaptativo e equipamentos de robótica. Nosso objetivo é levar essas referências para os estudantes do Piauí”, afirmou o secretário.
Entre os destaques apresentados, a delegação do Piauí teve acesso a uma sala de aula imersiva, onde professores podem gravar conteúdos utilizando imagens de diferentes partes do mundo, tornando as aulas de história, artes e outras disciplinas mais envolventes. Também foram apresentados chromebooks, microscópios digitais e soluções de gestão escolar que podem melhorar a experiência de ensino-aprendizagem.
O Seduckathon, maratona de inovação e criatividade promovida pela Secretaria de Educação do Piauí, também ganhou destaque. Bandeira anunciou, por meio das redes sociais, que o edital da próxima edição será lançado em breve, com a competição prevista para maio. Neste ano, os vencedores viajarão para seis países, oferecendo uma experiência educacional e tecnológica ainda mais ampla para mais de 100 estudantes. “Nossos estudantes merecem o que há de melhor no mundo. Estamos comprometidos em trazer soluções que transformem a educação no Piauí”, enfatizou.
O evento também possibilitou a troca de experiências com delegações internacionais, como o Ministério da Educação da Coreia do Sul, conhecido por seu desempenho de excelência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
A participação do secretário Washington Bandeira na Bett UK reforça o compromisso do Piauí com a modernização e a inovação na educação. As novas tendências apresentadas no evento serão analisadas para implementação na rede pública estadual, garantindo que os estudantes piauienses tenham acesso às melhores ferramentas e práticas educacionais disponíveis no mundo.
Sobre a Bett Show
A Bett Show é o principal encontro mundial de educação e tecnologia, reunindo mais de 30 mil profissionais e 600 empresas de 130 países. O evento é um ponto de encontro para gestores educacionais, professores e especialistas em tecnologia, promovendo o compartilhamento de soluções inovadoras para o ensino.