A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), realizou a entrega de seis pássaros silvestres resgatados e dois pássaros que haviam sido levados voluntariamente ao BPMA, na manhã da última segunda-feira (20), ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), unidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
No último domingo (19), no bairro Mondubim, Área Integrada de Segurança Pública 9 (AIS 9) de Fortaleza, uma equipe do BPMA resgatou seis pássaros silvestres, sendo dois galos de campina, um corrupião, um sibiti, um bigodeiro e um azulão.
O suspeito, que não tinha autorização para criar as aves, foi conduzido ao 13° Distrito Policial (13° DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi realizado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por criação ilegal de animais silvestres.
Após o resgate, os pássaros resgatados, além de uma coruja e um pato marreco, oriundos de uma entrega voluntária ao BPMA, foram levados ao Cetas, localizado no bairro Guajeru (AIS 3), em Fortaleza, onde eles passarão por um período de triagem e cuidados de profissionais para em seguida serem devolvidos à natureza.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2050, da 13° DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.