Saúde Tocantins
Governo do Tocantins realiza ações de combate à hanseníase no Hospital Regional de Augustinópolis
Unidade é um centro de referência no tratamento contra a doença e atende 26 municípios da região do Bico do Papagaio
22/01/2025 10h25
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), promove ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug). A unidade é um centro de referência no tratamento contra a doença e atende 26 municípios da região do Bico do Papagaio.

As atividades fazem parte doJaneiro Roxo, mês de luta contra a doença, e foram realizadas nessa terça-feira, 21. Nos dias28 e 30 de janeiro, as ações continuam no ambulatório eauditório da unidade hospitalar, tendo como público-alvo os servidores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e secretários municipais de saúde.

“Estamos aptos a oferecer atendimento especializado, apoiar o diagnóstico e o tratamento dessa doença crônica, que ainda é um desafio de saúde pública na nossa região", destacou o médico dermatologista Paulo Arivan.


A coordenadora do ambulatório de especialidades da unidade, Maria de Fátima Gomes Matos, enfatizou que o objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado para os pacientes com hanseníase. “É fundamental que as pessoas fiquem atentas aos sinais da doença e procurem o serviço de saúde o quanto antes. Estamos preparados para oferecer um atendimento humanizado, garantindo que esses pacientes recebam todo o suporte necessário durante o tratamento. A hanseníase tem cura, e juntos podemos vencer essa batalha”, pontuou.

Hanseníase


A hanseníase, uma doença infecciosa contagiosa, é transmitida principalmente por meio de contato próximo e contínuo com pessoas não tratadas. O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações e interromper a transmissão. As pessoas que apresentarem manchas na pele com alterações de sensibilidade devem procurar imediatamente um posto de saúde. Os casos mais complexos serão encaminhados para o centro de referência no Hospital Regional de Augustinópolis.