Segurança Amazonas
Governo do Amazonas mobiliza operação de resgate de vítimas de deslizamento de terra no bairro Redenção
Foram 58 bombeiros acionados para a ocorrência...
19/01/2025 22h50
Por: GIDEON CORREA Fonte: Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Arthur Castro/ Secom

O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e da Defesa Civil do Estado, mobilizou uma operação de resgate após o desmoronamento de duas casas no bairro Redenção, na zona centro-oeste de Manaus, na manhã deste domingo (19/01), devido a um deslizamento de terra. Até o momento, três pessoas foram resgatadas com vida pelas equipes e encaminhadas para unidades de saúde. As buscas continuam por outras duas vítimas desaparecidas.

As equipes foram acionadas de manhã, por volta das 11h20. Ao todo, 58 bombeiros, incluindo especialistas em resgate em estruturas colapsadas, salvamento e atendimentos de primeiros socorros, estão no local. Além disso, especialistas com cães de resgate da corporação também participam da operação.

Os trabalhos de buscas continuam ao longo da noite, deste domingo, com o apoio de uma retroescavadeira. As equipes irão permanecer até que os desaparecidos sejam encontrados.

“Continuamos fazendo as escavações, é um trabalho minucioso, demorado e delicado. Vamos ter que fazer revezamento de equipes, pois é um trabalho muito cansativo. E não vamos sair até localizarmos os dois”, explicou o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Borges.

A Defesa Civil do Estado permanece no local, oferecendo suporte e monitoramento contínuo para garantir a segurança da população. De acordo com o órgão, o volume de chuva registrado pelo pluviômetro da região atingiu 60,09 milímetros durante a madrugada, sendo considerado significativo, especialmente em áreas identificadas como de risco de deslizamentos.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Arthur Castro/ Secom

Vítimas resgatadas

Na primeira residência atingida, uma pessoa foi socorrida e levada ao hospital. Na segunda casa, com quatro moradores, duas pessoas foram resgatadas com vida.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), até as 14h deste domingo, quatro vítimas foram atendidas em unidades da rede pública. Uma paciente, de 13 anos, foi atendida no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste, passou por consulta e exames, e recebeu alta médica. No Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) José Lins, um menino, de 6 anos, foi transferido para o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, onde segue internado. Um paciente, de 19 anos, foi transferido para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde está realizando exames. Outro paciente, de 16 anos, também está sendo atendido no HPS 28 de Agosto.