A parte estrutural da futura unidade infantil de Altamira, no bairro Buriti, está concluída, e a rotina dos moradores do entorno já começa a mudar. Não tem como passar pela região sem observar o prédio da creche em obras, que se destaca pelo tamanho e a movimentação de operários. Mas o que tem chamado a atenção da comunidade é a possibilidade de contratação de mão de obra no local, quando a escola estiver em pleno funcionamento.
“Isso aqui foi uma grande oportunidade para mim, e hoje eu tenho uma empresa e também posso chamar outras pessoas para trabalhar comigo e assim levar emprego e renda para outras famílias. Estou aqui há cinco meses e me sinto feliz e emocionado por contribuir em uma obra que vai ajudar muitas pessoas e receber muitas crianças, pontua o trabalhador de 28 anos, que exibe com orgulho os serviços finalizados por ele: a caixa d’água, os corrimões, as ferragens e toda a parte metálica da escola.
Parceria- "Embora a educação infantil seja de responsabilidade direta dos municípios, o Governo do Estado tem trabalhado fortemente em conjunto com as prefeituras para suprir a demanda de vagas em creches no estado. Os primeiros mil dias de uma criança são um dos mais importantes para seu desenvolvimento, por isso precisamos garantir que as crianças tenham oportunidade e acesso à educação desde cedo. Em Altamira ou nos demais municípios, a creche impactará positivamente na comunidade local e, consequentemente, potencializando a aprendizagem dos nossos estudantes", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
O "Creches Por Todo o Pará" é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado.
A creche de Altamira vai atender 200 crianças de 0 a 5 anos, com profissionais qualificados e espaços de qualidade. O local terá salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.