Saúde Sergipe
Centro de Excelência José Figueiredo Barreto comemora aprovação de aluna em Medicina
Estudante sergipana conquista vaga na Unifacs. Resultados do Sisu deverão confirmar mais aprovados
17/01/2025 23h21
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Sergipe

A estudante Luana Vitória, do Centro de Excelência em Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju, foi aprovada em Medicina na Universidade Salvador (Unifacs), na Bahia. A aprovação coroa um trabalho feito na unidade escolar, dos professores e da aluna, reforçando o compromisso do Governo do Estado em proporcionar uma educação de qualidade. 

Luana começou a estudar muito, focando na conquista do seu objetivo. Ela deixou as redes sociais de lado e mergulhou nos estudos. Junto com os professores, que sempre a apoiavam, ela construiu um plano de estudos e cursos. Para ela, a sensação de ser aprovada é única. “É uma sensação de que sonhos são reais e que, no momento certo, eles se realizam. Nos últimos três anos, especialmente no ano passado, tive uma rotina muito intensa. Eu saía da escola, chegava em casa, jantava e passava um curto tempo com a minha família. À noite eu ficava no cursinho online. Isso foi de janeiro a outubro. Passei por coisas inimagináveis e pensei em desistir da Medicina cinco vezes, por achar que nunca conseguiria, que estava distante desse sonho. Sempre que isso acontecia, Deus me dava razões e me mostrava que é possível, sim, que estou no caminho certo”, relembrou.

A aprovação de Luana é um exemplo de como a educação pública pode mudar vidas e abrir portas para o futuro. A estudante atribui sua conquista a um conjunto de fatores. “Eu tive e ainda tenho uma grande rede de apoio, formada pelos meus professores e pela gestão do José Figueiredo Barreto. Eles foram essenciais na minha jornada e na construção do meu eu. Tenho orgulho de dizer que foi na escola onde consegui tirar 1000 na redação, não a do Enem, mas a redação escolar. Sou muito grata à minha professora Carminha Correia, que sempre me mostrou que é possível, sim, ainda que demore, a realização é inexplicável. Sou muito grata a todos. Eu estou muito feliz!”, ressaltou.

Luana destacou ainda que seus pais também mostraram que era possível ser aprovada. “Eles fazem de tudo por mim. Esse resultado que eu dei para eles é muito significante e eles merecem demais, por tudo que fazem por mim. Sou muito grata!”, celebrou. Os pais de Luana, Maria Correia e Manoel Barbosa, celebraram a aprovação da filha. 'Foi uma bênção na vida dela. Que Deus a abençoe sempre em seus estudos e que continue sempre assim. Estamos muito felizes”, destacaram.

Equipe

A direção do Centro de Excelência José Figueiredo Barreto celebrou a aprovação de Luana. Segundo o diretor, Marco Antônio, o resultado é fruto de um trabalho coletivo. “Luana é um exemplo vivo de dedicação, superação, uma joia. Esse ano ela estava esgotada de estudar e recebeu conselhos, orientações, e conseguiu equilibrar emoção, estudo e lazer. Todos que fazemos o José Figueiredo Barreto, temos orgulho dela e de todos os outros alunos que conseguirão seus objetivos”, afirmou. 

“É importante salientar que nosso objetivo quando iniciamos há três anos passados era aprovar todos os alunos que de fato quisessem, em todos os cursos que desejassem, e assim faremos. Teremos alunos aprovados em licenciatura, em engenharia, em contabilidade, em publicidade, em direito, educação física e em outros cursos. Será uma profusão de aprovações nas nossas escolas públicas”, complementou.

A gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães, destacou a importância do suporte oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seed). “Programas como o Preuni, aliados ao empenho das escolas, têm gerado resultados cada vez mais significativos. A história de Luana é inspiradora e reforça que a educação pública é capaz de formar grandes talentos”. 

Para os colegas que ainda aguardam os resultados do Sisu e outros processos seletivos, Luana deixou uma mensagem. “O que eu digo para àqueles que querem passar no curso dos sonhos, assim como eu, é que o vestibular é um processo de amadurecimento e paciência. Eu precisei mudar minhas estratégias e recomeçar várias vezes. O recomeço é sinônimo de coragem, é a prova de que realmente é possível. Você é capaz”, finalizou.

Foto: Seed