Educação Amazonas
Material didático para auxiliar no ensino da Geografia de Transportes é desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas
Livro busca auxiliar estudantes, a partir do entendimento dos tipos de transportes e sua importância para a dinâmica das cidades...
17/01/2025 19h06
Por: GIDEON CORREA Fonte: Agência Amazonas

Foto: Divulgação/Acervo do pesquisador Cristiano da Silva Paiva

Em Manaus, uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolveu um material didático para auxiliar estudantes no processo de aprendizagem da Geografia de Transportes, a partir do entendimento dos tipos de transportes e sua importância para a dinâmica das cidades. A iniciativa foi fomentada pelo Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam), Edital Nº 006/2021.

Batizado de “Viagens pelo conhecimento: geografia dos transportes para o ensino básico”, o livro é resultado da pesquisa “Cartografias de Manaus para a educação: infraestruturas de transportes e seletividades socioespaciais”, coordenada pelo professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Cristiano da Silva Paiva, da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, localizada no bairro Coroado, zona Leste de Manaus.

O livro inclui elementos de letramento cartográfico (capacidade de entender mapas) e introdução à análise de transportes, adaptado ao contexto educacional do ensino básico, e traz temas acerca dos conceitos e tipos de transportes, raio-X da cidade Manaus, acessibilidade e mobilidade urbana, entre outros. A obra está disponível de forma gratuita em: https://labcit.ufsc.br/geografia-transportes-ensino-basico/.

Doutorando em Geografia Humana, o professor destaca que um dos principais impactos do projeto foi o fortalecimento das práticas pedagógicas, a integração universidade-escola e o aprimoramento da compreensão dos estudantes sobre questões de mobilidade urbana, por meio da promoção do desenvolvimento como cidadãos críticos.

Com o projeto desenvolvido na escola, os estudantes também alcançaram maior domínio sobre conceitos cartográficos, resultando na classificação nas semifinais da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), ficando entre as 100 melhores equipes do Brasil.

“O projeto promoveu a integração entre escolas e universidade, proporcionando uma experiência enriquecedora para estudantes e professores. Além disso, sua contribuição para o desenvolvimento do letramento cartográfico e da geografia dos transportes servirá como base para a elaboração de novas pesquisas e iniciativas voltadas ao ensino básico”, reforçou o professor.

Parceria

O estudo teve início em 2022 e foi concluído em 2023. Ao longo do projeto, foram realizadas atividades de campo para explorar infraestruturas de transporte, práticas pedagógicas interativas e o uso de jogos educativos, assim como visitas à Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Além da Fapeam, a ação contou com a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto.

“O apoio da Fapeam foi fundamental para viabilizar o projeto, permitindo a aquisição de recursos materiais, como jogos temáticos e livros especializados, o financiamento do material didático educacional publicado, além do suporte com pesquisadores qualificados e logística”, acrescenta o pesquisador.

Prodeb/Fapeam

O Programa fomenta a concessão de auxílio-pesquisa para apoiar projetos de pesquisa e de inovação, visando à valorização dos mestres e doutores que atuam na rede pública de ensino, no âmbito da educação básica, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da educação no estado do Amazonas.