Publicado no Diário Oficial do Maranhão, no último dia 12 de dezembro de 2024, o 1º Termo da escritura pública de constituição da Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa, à Extensão e à Sustentabilidade (FAEPES), da UEMASUL.
A fundação, que recebeu o nome do professor Frederico Almeida Rocha, tem a finalidade de colaborar com instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa e atender à comunidade em programas de desenvolvimento técnico, científico, de ensino, de extensão e de serviços em Ciência, Educação e Tecnologia em toda a região Tocantina.
Também fazem parte das ações da FAEPES, estimular os trabalhos de pesquisa, com apoio financeiro, material, técnico, científico e administrativo; patrocinar o desenvolvimento de novos produtos, equipamentos, sistemas e processos; promover, por meio de parceiros cursos de pós-graduação, extensão universitária, divulgação do conhecimento científico por meio de publicações especializadas e outros eventos que visem a melhoria do conhecimento; patrocinar bolsas de estudo e estágios, instituir auxílios a professores, pesquisadores e técnicos; dentre outros.
"A Fundação é uma grande conquista para a UEMASUL. Ela desempenha um papel crucial no fortalecimento das pesquisas acadêmicas e científicas no Brasil. São organizações privadas, sem fins lucrativos, criadas para apoiar as instituições públicas de ensino superior e pesquisa científica e tecnológica. Sua importância pode ser destacada em vários aspectos: gestão de recursos, fomento à pesquisa, flexibilidade administrativa, incentivo à inovação e apoio a pesquisadores e estudantes", pontuou a reitora Luciléa Gonçalves.
A entidade, sem fins lucrativos, recebeu o nome de Fundação Frederico Almeida Rocha, em reconhecimento pela participação do professor no processo de criação e desenvolvimento do curso de Administração, de acordo com o diretor-presidente Antonio Pereira de Lucena Neto. “A fundação é de fundamental importância para a universidade e poderá prestar serviços também para outras instituições como UFMA, IFMA e outras que necessitem do apoio de uma fundação. A tendência a médio e longo prazos é ela crescer e contar com uma equipe de profissionais que possam realizar os nossos próprios vestibulares, concursos públicos e apoiar as atividades de intercâmbio nacional e internacional".
Sobre a FAEPES
A FAEPES irá colaborar em estudos, programas e projetos cujos objetivos atendam ao aperfeiçoamento dos meios de prestação de serviços à comunidade; executar atividade de assessoramento e consultorias no âmbito nacional e internacional; exercer e divulgar atividades que representem o desenvolvimento técnico, científico e cultural em parceria com instituições públicas e/ou privadas; prestar a entidades públicas e privadas, mediante remuneração, serviços técnicos voltados à realização de concursos públicos, processos seletivos e vestibulares; cursos e treinamentos de capacitação e requalificação profissional e formação continuada, inclusive na modalidade Ensino a Distância (EAD) por meio de seus parceiros; estudos de reestruturação operacional/administrativa, atividades de consultoria em gestão documental, gestão de recursos humanos, gestão empresarial e consultoria técnica, especialmente em tecnologia da informação e comunicação; incrementar os recursos financeiros de seus parceiros para o fortalecimento de suas atividades e assinar convênios com entidades assistenciais e educacionais.