Geral Maranhão
Maranhão emite mais de 730 mil novas Carteiras de Identidade Nacional em 2024
A Carteira de Identidade Nacional é o novo modelo de identificação no país. Ela utiliza o CPF como número único de registro, eliminando duplicidade...
14/01/2025 18h18
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), alcançou a marca de 730.008 novas emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao longo do ano passado. O número reflete o compromisso do estado em modernizar e facilitar o acesso ao documento, considerado essencial para a cidadania e a identificação segura.

A CIN é o novo modelo de identificação oficial no Brasil, que substitui o antigo RG. Desenvolvida para unificar os dados de identificação em todo o território nacional, ela utiliza o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como número único de registro, eliminando duplicidades e facilitando o acesso a serviços em diferentes estados.

Além disso, a nova CIN é emitida em formato digital e físico, com tecnologia avançada de segurança para evitar fraudes. O documento traz um QR Code que permite a validação imediata das informações, garantindo maior confiabilidade.

“A nova Carteira de Identidade Nacional é um avanço na garantia da segurança e na proteção dos direitos dos cidadãos. Este documento moderno, com tecnologia avançada e maior proteção contra fraudes e outros crimes, é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, em promover a cidadania e reforçar a segurança da população", destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

No Maranhão, o Instituto de Identificação (Ident-MA), órgão ligado à Perícia Oficial do Maranhão, é o responsável pela emissão da nova CIN. O processo teve início em 11 de janeiro de 2024, com a implantação de um projeto piloto na unidade central. A partir dessa experiência, foi possível expandir a emissão para todo o Maranhão dentro do prazo previsto pelo Governo Federal.

“Dentro do Maranhão conseguimos implementar no prazo, com os ajustes necessários para que fosse possível uma interoperabilidade com a Receita Federal. Nós do Maranhão passamos de uma emissão regulamentada, em torno de 45 mil emissões ao mês em 2023 para 70 mil emissões ao mês em 2024”, afirmou a perita geral do Maranhão, Anne Kelly Bastos Veiga.

A marca alcançada em 2024 é resultado de um esforço conjunto com órgãos como as prefeituras municipais e o VIVA PROCON, que contribuíram para levar o atendimento a todas as regiões do estado. “Contamos com postos espalhados por todo o Maranhão, por meio de convênios que asseguram uma ampla capilaridade. Em 2024, realizamos 56 Ações de Emissão de RG gratuitas em municípios maranhenses, resultando na emissão de 8.088 carteiras”, destacou Ana Delcita Tavares, diretora do Ident-MA.

A diretora também enfatizou o atendimento em postos específicos para comunidades vulneráveis. “Realizamos ações em postos indígenas, como em São João do Caru e Bom Jardim, onde atendemos cerca de 500 pessoas de povos originários. Além disso, intensificamos os trabalhos em comunidades quilombolas e na zona rural, reafirmando nosso compromisso com a inclusão e o acesso à cidadania”.

A implementação da CIN representa um marco no processo de digitalização e unificação de dados no Brasil. O modelo proporciona mais praticidade aos cidadãos, que podem usar um único número de identificação para acessar serviços públicos, realizar transações bancárias e exercer direitos fundamentais.

Outro benefício significativo é o aumento na segurança, já que a CIN é mais resistente a falsificações, reduzindo o risco de crimes associados a documentos falsos. O formato digital também simplifica o acesso a serviços, permitindo que o documento esteja sempre à mão, por meio de aplicativos ou armazenamento em dispositivos móveis.

Não tem a nova CIN ainda? Veja como agendar o atendimento

Para quem ainda não possui a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), basta agendar um horário para emissão do documento. Você pode fazer isso pelo site do Ident-MA ( agendamento.ssp.ma.gov.br ) ou pelo site do VIVA PROCON ( seati.segov.ma.gov.br/procon/agendamento ).

No dia do atendimento, não se esqueça de levar a certidão de nascimento original. Selecione a unidade mais próxima e garanta já o seu documento.