Educação Piauí
Seminário promove debate e valorização das Ciências Humanas e Letras na Uespi
O seminário teve como objetivo promover a divulgação das pesquisas realizadas no campo das ciências humanas, expandindo seu alcance para além do am...
13/01/2025 22h15
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Piauí

O curso de Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, realizou, no final de semana, o I Seminário Científico do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). O evento reuniu alunos, professores e membros da comunidade acadêmica para apresentações e discussões sobre pesquisas nessas áreas.

O seminário teve como objetivo principal promover a divulgação das pesquisas realizadas no campo das ciências humanas, expandindo seu alcance para além do ambiente acadêmico. Durante o evento, estudantes do curso apresentaram trabalhos científicos que evidenciaram a relevância das áreas de letras e ciências humanas para o desenvolvimento crítico e científico da sociedade.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O seminário surgiu da necessidade de aumentar a visibilidade das pesquisas nessas áreas. Segundo o professor Demócrito de Oliveira Lins, coordenador do curso de Letras Espanhol e membro da comissão organizadora, o evento foi idealizado para quebrar barreiras e combater preconceitos relacionados às ciências humanas. “O que motivou este seminário foi a percepção de que as pesquisas em nossa área têm pouca visibilidade. Nosso objetivo é levar nossas produções além do ambiente acadêmico, mostrando à sociedade que as ciências humanas têm um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento crítico e social”, explica Lins.

O professor também ressaltou a importância do seminário para enfrentar os preconceitos que ainda persistem sobre a legitimidade científica das ciências humanas. “Muitas vezes, a ideia de ciência é associada apenas a laboratórios, microscópios e experimentos físicos. Nosso evento deixa claro que as ciências humanas também são ciência, com métodos próprios e impactos profundos na sociedade. Esta é uma oportunidade de destacar a relevância do nosso trabalho”, finaliza Lins.

Foto: Reprodução/Secom Piauí