Geral Paraíba
Professores da Rede Pública Estadual participam da 7ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio, em Campinas-SP
Dois professores da Rede Pública Estadual da Paraíba, que ministram a disciplina de Química, foram selecionados para a Escola Sirius para Professor...
13/01/2025 21h15
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Paraíba

Dois professores da Rede Pública Estadual da Paraíba, que ministram a disciplina de Química, foram selecionados para a Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM), que inicia nesta segunda-feira (13) e vai até 17 de janeiro de 2025, em Campinas-SP. O evento organizado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), é voltado para professores de Física, Química e Biologia que atuam no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos das redes públicas ou privadas de ensino.

Ítalo Barros, da ECI Professor Itan Pereira, de Campina Grande, e Danielle Silva, da EEEFM Professora Antônia Rangel, de João Pessoa, estão entre os 60 docentes selecionados representando todos os estados brasileiros e Distrito Federal a participarem da 7ª edição.

A ESPEM tem como objetivo estimular professores de ensino médio em um ambiente tecnológico moderno, vibrante e com profissionais gabaritados para que possam carregar ideias para as salas de aula onde atuam. A programação da ESPEM conta com aulas teóricas e práticas, ministradas pelos profissionais do CNPEM, e palestras de convidados das áreas de educação e ciências.

Os professores terão ainda a oportunidade de visitar as instalações dos laboratórios que fazem parte do CNPEM, incluindo o Sirius, além de serem introduzidos às pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de atuação do centro, como luz síncrotron, biociências, nanotecnologia, engenharia e biorrenováveis.

A seleção dos professores para o ESPEM, ocorre anualmente. Podem se inscrever, profissionais das disciplinas de Química, Física e Biologia, que lecionam em turmas do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos das redes pública (municipal, estadual ou federal) ou privada. Ainda como pré-requisito, os professores não devem ter participado das últimas quatro edições.

"É a primeira vez que participo e estou com grandes expectativas nas visitas e palestras. Vou fazer uma apresentação na escola dos melhores momentos do evento. Sem dúvidas, é uma excelente oportunidade de formação continuada", contou o professor Ítalo.

Para a professora Danielle, será uma experiência incrível poder conhecer as instalações do Sirius e os laboratórios. "Estou muito feliz é um sonho realizado está aqui aprendendo e trocando experiências com os outros 59 profissionais da minha área. Vou levar boas experiências para minha escola". comentou.