Educação Piauí
Inteligência artificial revoluciona escolas públicas no Piauí e amplia oportunidades para estudantes
Implantada em 2024, a iniciativa beneficia mais de 120 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.
13/01/2025 10h30
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Piauí

A inclusão da disciplina de inteligência artificial (IA) no currículo das escolas da rede pública estadual do Piauí marca uma transformação na educação local. Implantada em 2024, a iniciativa beneficia mais de 120 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, reforçando o projeto de universalização das escolas de tempo integral conduzido pela Secretaria da Educação (Seduc).

Em Guaribas, município historicamente marcado por desafios socioeconômicos, a nova disciplina já produz frutos. No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, estudantes desenvolveram o protótipo de um aplicativo voltado à catalogação e distribuição de sementes para agricultores familiares. O projeto, orientado pela professora Amanda Sousa, integra as disciplinas de IA, Biologia e Projeto de Vida, mostrando como a tecnologia pode resolver problemas da comunidade.

“Com o contato com essas ferramentas, os alunos passam a contribuir para soluções práticas na sua realidade. No caso do protótipo, a ideia foi criar um banco de sementes que ajudasse agricultores afetados pela estiagem”, destacou a professora Amanda.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Escola de Tempo Integral e tecnologia: caminhos para o futuro

A jornada acadêmica dos estudantes tem ganhado novas dimensões nas escolas de tempo integral, que oferecem um período maior para aprendizado e desenvolvimento de projetos. Carolina Pereira, aluna do Ceti Paulo Freire e concludente do ensino médio, vê a disciplina de IA como um diferencial que ampliou suas perspectivas.

“Independentemente da profissão que eu escolher, a IA será útil, porque está presente em quase todos os setores. Essa experiência me ajudou a enxergar novas possibilidades profissionais”, avaliou a estudante.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto da iniciativa, que coloca o Piauí entre os pioneiros mundiais na adoção do ensino de IA na educação básica, ao lado de países como China e Coreia do Sul. “Mais de 120 mil estudantes já participam das aulas e 800 professores foram capacitados em 2024. Em 2025, iniciaremos aulas de robótica em 100 escolas, com apoio da TRON, beneficiando 15 mil alunos e capacitando 100 novos docentes”, afirmou o gestor. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

A disciplina de IA é ministrada com o suporte de uma plataforma digital, em parceria com o Google, e integra as demais inovações pedagógicas da Seduc. A universalização do ensino de tempo integral nas escolas de ensino médio, associada a disciplinas como IA, oferece mais oportunidades para que os jovens explorem novas carreiras e tecnologias.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Matrículas abertas até 19 de janeiro

A Seduc prorrogou o prazo para matrículas na rede estadual até 19 de janeiro de 2025. O processo é 100% digital e deve ser realizado pela plataforma Gov.Pi Cidadão ( pidigital.pi.gov.br ), também disponível em aplicativo para dispositivos iOS e Android.

As vagas contemplam escolas nos níveis fundamental e médio, em diversas modalidades, incluindo educação profissional e escolar indígena. Os documentos necessários para a efetivação devem ser apresentados na escola durante a primeira semana de aula.

Com mais tempo na escola e acesso a disciplinas inovadoras, como IA, os estudantes da rede estadual do Piauí têm ferramentas para transformar suas comunidades e construir um futuro alinhado às demandas do mercado global.

Foto: Reprodução/Secom Piauí