Meio Ambiente Meio Ambiente
Projeto de reflorestamento da caatinga vai beneficiar reservas hídricas da RMF
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o primeiro fomento estruturado da iniciativa Floresta Viva para o restauro d...
10/01/2025 20h16
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará

As áreas focadas pelo projeto abrangem o Parque Estadual das Águas, uma Unidade de Conservação estadual no entorno do sistema hídrico Pacoti, Riachão e Gavião, responsáveis pelo abastecimento de Fortaleza e região metropolitana.

A Cogerh, por meio da Gerências das Bacias Metropolitanas, Gerência de Monitoramento Qualiquantitativo e Assessoria Socioambiental, auxiliaram no mapeamento de possíveis áreas para reflorestar no entorno do açude Gavião por meio aerolevantamentos, no final de 2023.

Também serão impactados o Corredor Ecológico do Rio Pacoti, parte das áreas de proteção ambiental das serras de Baturité e Aratanha, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Chanceler Edson Queiroz, a Terra Indígena Pitaguary e a Terra Quilombola Alto Alegre.

A área preservada possui atributos ecológicos relevantes para a conservação da biodiversidade da Caatinga e de espécies ameaçadas, raras e endêmicas, possuindo paisagens de grande beleza cênica, formada pelos morrotes (inselbergs), pela vegetação e pelos açudes.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Aerolevantamento no entorno do Açude Gavião

Essas características possibilitam uma maior proteção aos recursos hídricos, contenção dos processos de urbanização em áreas próximas aos açudes e controle nas possíveis perdas de cobertura florestal.