Segurança Segurança
Com R$ 11,2 milhões em investimento, Governo do Ceará entrega Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Ciops
Equipamento reúne 13 instituições e tecnologia de ponta para resposta ágil e efetiva A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) ag...
10/01/2025 12h01
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) agora conta com um moderno Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança. O espaço une serviços de 13 instituições, garantindo resposta mais ágil, integrada e eficiente às demandas da sociedade e no combate ao crime. O equipamento, localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, foi inaugurado pelo governador Elmano de Freitas, nesta sexta-feira (10), com a participação da cúpula da Segurança. Também participaram o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins.

“Aqui nós temos imagens do Ceará inteiro, o que nos permite acompanhar as ocorrências [nas ruas]. Segundo, aqui temos acesso a um conjunto de informações, que devem ficar restritas às Forças de Segurança, e elas favorecem planejamento e ações, para que as nossas Forças ajudem, atuando naquilo que é imediato e dando pronta resposta”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Ao todo, o Governo do Estado investiu, por meio do programa Ceará contra o Crime, mais de R$ 11,2 milhões na montagem do Centro. Os recursos são do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social e Tesouro Estadual.

Instituições que compõem Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Ciops:

Polícia Civil
Polícia Militar
Corpo de Bombeiros Militar
Perícia Forense (Pefoce)
Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza (Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza)
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus)
Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC)
Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)
Secretaria da Administração Penitenciário (SAP)
Prefeitura de Sobral
Prefeitura de Eusébio

Ainda segundo o governador, o Centro vai integrar cada vez mais as estratégias e o trabalho de profissionais da Segurança e da Saúde do Estado e municípios. “A experiência do Samu é muito exitosa, na garantia da prestação de um serviço fundamental que salva a vida das pessoas. Da mesma maneira, o enfrentamento ao crime deve unificar todos nós. Temos muita condição de fazer a integração para garantir maior paz e tranquilidade ao nosso povo”, acrescentou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Em relação ao combate ao crime, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, falou sobre o investimento em tecnologia e pessoas feito pelo Estado. “O Centro de Tecnologia Avançada (da Ciops) traz o que a gente tem de mais moderno no mundo inteiro quando falamos de centro de comando e controle. Aqui entram as emergências da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e outras agências estaduais e municipais, que vão fazer com que a resposta do Estado, integrado e junto ao cidadão, seja rápida e efetiva”, explicou.

O Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Ciops dispõe de mais de 50 telas, incluindo o Vídeo Wall (telão), Datacenter, entre outros equipamentos e tecnologia de ponta.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Sempre disponível à população

No espaço vão atuar mais de 448 profissionais e agentes públicos ligados à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da SSPDS. As equipes se revezam em três turnos para atender população 24 horas por dia, sete dias por semana. “Vai propiciar um atendimento para a população que mais precisa, com mais qualidade”, pontuou o coordenador da Ciops, coronel PM Aristóteles Coelho.

O monitoramento conta com 75 centrais de videomonitoramento no estado, com 2.256 câmeras do Governo do Ceará e 1.840 câmeras de órgãos parceiros que interagem com a SSPDS, totalizando 4.096 câmeras.

As câmeras estão integradas a tecnologias como o sistema Agilis, capaz de integrar várias bases de dados para agilizar a identificação de veículos automotores que tenham sido utilizados em práticas criminosas.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Distribuição

No Núcleo de Videomonitoramento, por exemplo, os policiais em campo recebem informações em tempo real sobre a movimentação de uma pessoa em atividade suspeita ou que foi flagrada, pelas câmeras de videomonitoramento, cometendo uma ação criminosa.

O Núcleo de Teleatendimento recebe as ligações de emergência e avalia a necessidade de registrar a ocorrência. São chamadas para o 190, 193 (Corpo de Bombeiros/Defesa Civil) e 192 (Samu), além dos números de emergência estrangeiros: 911 (Estados Unidos) e 112 (Europa). Os dois últimos visam atender os turistas que buscam os serviços em solo cearense, com atendimento bilíngue.

Em 2024, a Ciops recebeu quase 3 milhões de ligações, com uma média de 249 mil por mês, 8.300 chamadas/dia e 346 ligações por hora. Muitas delas foram atendidas por Ranaielly Nohara, técnica auxiliar de regulação médica do Samu. “Nós somos o primeiro atendimento do Samu, a porta aberta”, definiu Ranaielly.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
O atendimento às ocorrências é coordenado pelo Núcleo de Despacho, que é responsável por despachar e gerenciar as viaturas para o atendimento. Além dos núcleos já mencionados, a Ciops conta com células como Suporte Técnico e Operações Integradas.

Com a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará, anunciada no fim de 2024, serão criadas novas unidades da Ciops no Interior, como a unidade da Ciops em Quixadá, além de núcleos em Baturité, Russas, Canindé e Aracati. Na Ciops de Sobral serão criados núcleos em Crateús, Tianguá, Camocim e Itapipoca. E na Ciops de Juazeiro do Norte serão criados núcleos nos municípios de Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo.