Geral Gestão Pública
Nova composição da Mesa Diretora começa a valer na CLDF
A Câmara Legislativa do DF oficializou, nesta semana, a nova composição de sua Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 da atual legislatura. A medida...
09/01/2025 23h46
Por: GIDEON CORREA Fonte: Agência CLDF

A Câmara Legislativa do DF oficializou, nesta semana, a nova composição de sua Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 da atual legislatura. A medida foi aprovada em agosto de 2024 pelo plenário da Casa e passou a ter validade com a publicação do Ato nº 11 , que saiu no Diário Oficial desta segunda-feira (06).

A partir de agora, a Mesa passa a contar com uma segunda vice-presidência, cargo exercido pela deputada Paula Belmonte (Cidadania), e com uma quarta secretaria, dirigida pelo deputado Robério Negreiros (PSD) com suplência do deputado Jorge Vianna (PSD).

O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), e o primeiro vice-presidente, Ricardo Vale (PT), seguem à frente do órgão colegiado, responsável pela direção das atividades legislativas e dos serviços administrativos da Casa.

Para Wellington, o senso de trabalho coletivo entre os demais distritais será essencial para a boa condução da CLDF na segunda metade da legislatura. “Tenho plena confiança no conjunto de parlamentares desta Casa, que, com suas experiências e contribuições, serão fundamentais para construirmos soluções que atendam às necessidades da população. As expectativas são as melhores, e estou certo de que, juntos, faremos um trabalho sólido, transparente e de grande relevância para o Distrito Federal”, pontuou.

Já Ricardo Vale enxerga sua recondução à 1ª vice-presidência como uma oportunidade de fortalecer ainda mais a relação da Casa com a sociedade. Ele afirma ainda que continuará “olhando com carinho” para a comunicação institucional e cidadã da CLDF. Além disso, Vale destaca que pretende seguir investindo em tecnologia e qualificação, garantindo mais transparência e acesso às informações sobre projetos e a atuação dos distritais.

“O norte da minha atuação é o compromisso com uma gestão democrática, ouvindo todos os deputados, independentemente de suas posições partidárias ou ideológicas. Nosso objetivo é construir uma Câmara que represente, de fato, os interesses do povo do DF”, declarou.

Estreando a Segunda Vice-Presidencia, Belmonte avalia que sua atuação garantirá o protagonismo feminino nas discussões da Mesa Diretora. "É uma honra estar nesse cargo, um novo desafio, que abraço com o mesmo comprometimento que tenho com a população de Brasília, de lutar por melhorias em todos os serviços públicos, de fiscalizar e cobrar políticas públicas que favoreçam os que mais precisam", destaca a parlamentar.

A defesa dos direitos da mulher e a valorização da família estão entre as pautas mais importantes a serem defendidas pela Casa nos próximos dois anos na visão do primeiro-secretário da Mesa, deputado Pastor Daniel de Castro (PP).

“Agora, como membro das comissões de Saúde, Mulher e Educação, meu compromisso é ainda maior em trabalhar por políticas públicas que assegurem mais proteção, dignidade e oportunidades. Quero atuar com foco em projetos que promovam o bem-estar das mulheres, a valorização da família e o fortalecimento dessas áreas tão essenciais para a sociedade”, avalia.

Colocando-se como “representante da direita no DF”, o segundo secretário da Mesa, deputado Roosevelt Vilela (PL), pontua que sua atuação continuará defendendo valores que considera fundamentais: família, liberdade e desenvolvimento econômico.

“Nosso mandato continuará dedicado à implementação de ações concretas que beneficiem toda a população do DF. Já alcançamos avanços significativos em áreas essenciais como educação, saúde, agronegócio e segurança pública. Seguiremos firmes, com trabalho e dedicação, para promover ainda mais melhorias aos moradores da nossa cidade”, afirmou.

O terceiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Martins Machado (Republicanos), argumenta que o trabalho do colegiado é fundamental no combate aos principais problemas enfrentados pelo DF. "Minha expectativa para o próximo biênio é que esta Casa atue com coragem, sabedoria e sensibilidade para enfrentar os desafios. Trabalharemos incansavelmente por uma sociedade mais inclusiva, com políticas que promovam saúde, educação de qualidade e novas oportunidades de emprego, sempre colocando os interesses da sociedade no centro das nossas decisões", pontuou.

Robério Negreiros (PSD) vê com otimismo os próximos dois anos de sua atuação na recém-criada 4ª secretaria. Ele afirma que continuará trabalhando em prol das demandas fundamentais do cidadão, como saúde e emprego.

“Nestes próximos anos legislativos, daremos continuidade à luta por políticas que promovam a inclusão, a geração de emprego e o desenvolvimento da nossa cidade. Dessa forma, seguiremos focados em discutir projetos visando o diálogo respeitoso e construtivo em busca de um objetivo principal: o melhor para toda a população do DF”, destacou.

Segue a nova composição das lideranças e cargos:

•    Wellington Luiz (MDB) permanece como presidente;
•    Ricardo Vale (PT) mantém-se na vice-presidência (agora com a nomenclatura de 1ª Vice-Presidência);
•    Paula Belmonte assume a 2ª Vice-Presidência;
•    Pastor Daniel de Castro (PP) permanece com a 1ª Secretaria;
•    Roosevelt Vilela (PL) permanece com a 2ª Secretaria;
•    Martins Machado (Republicanos) permanece com a 3ª Secretaria;
•    Robério Negreiros (PSD) assume a 4ª Secretaria;
•    A Corregedoria da Casa está sob a responsabilidade de Joaquim Roriz Neto (PL);
•    A Ouvidoria será liderada por Jorge Vianna (PSD);
•    Hermeto (MDB) assume a Liderança de Governo.

Comissões

Assim como no caso dos cargos da Mesa Diretora, em 2024 os distritais adiantaram a eleição dos presidentes e vices das 14 comissões permanentes da Casa para o próximo biênio.


A CLDF passa a contar com duas novas comissões, a do Direito das Mulheres, presidida pela deputada Doutora Jane (MDB), e a da Saúde, que é resultante do desmembramento da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) e terá como titular a deputada Dayse Amarílio (PSB). A composição completa ficou da seguinte forma:

•    Comissão de Constituição e Justiça (CCJ): Thiago Manzoni (PL) permanece como presidente.
•    Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF): Eduardo Pedrosa (União) mantém-se na presidência.
•    Comissão de Assuntos Sociais (CAS): Rogério Morro da Cruz (PRD) assume a presidência, substituindo Dayse Amarílio (PSB).
•    Comissão de Defesa do Consumidor (CDC): Chico Vigilante (PT) continua como presidente.
•    Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDDHCLP): Fábio Felix (PSol) permanece na presidência.
•    Comissão de Assuntos Fundiários (CAF): Jaqueline Silva (MDB) assume a presidência, sucedendo Hermeto (MDB).
•    Comissão de Saúde (CS): Dayse Amarílio (PSB) assume a presidência da nova comissão.
•    Comissão de Educação e Cultura (CEC): Gabriel Magno (PT) permanece como presidente.
•    Comissão de Segurança (CS): João Cardoso (Avante) assume a presidência.
•    Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT): Daniel Donizet (MDB) permanece como presidente.
•    Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC): Iolando (MDB) assume a presidência.
•    Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU): Max Maciel (PSol) mantém-se na presidência.
•    Comissão de Produção Rural e Abastecimento (CPRA): Pepa (PP) segue como presidente.
•    Comissão de Direitos das Mulheres (CDM): Doutora Jane (MDB) assume a presidência da nova comissão.

Os trabalhos da Câmara retomam na primeira semana de fevereiro. 

Christopher Gama/ Agência CLDF