Duas estudantes da ECIT Alfredo Pessoa de Lima, localizada no município de Solânea, no Agreste paraibano, conquistaram medalhas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Nicolly Walentina Vitorino Barbosa, do 9° Ano, garantiu a prata, e Jamily Késsia da Silva Santos, também do 9° ano, ficou com o bronze. A iniciativa tem como intuito fortalecer a formação de professores para a exploração das habilidades da BNCC relacionadas a energia elétrica e temas afins, além de estimular os alunos quanto ao uso seguro e eficiente.
As alunas participaram de duas fases, na primeira resolveram três questões e três desafios. Ao completar as questões e desafios passaram automaticamente para a 2° fase, que foi a resolução de 15 questões sobre o conteúdo do programa.
Entre os assuntos abordados durante a Olimpíada estão o consumo consciente e eficiência energética nas diversas classes de consumo; cálculo do consumo de aparelhos elétricos; certificação de eficiência energética: selo procel e ences; arquitetura bioclimática e eficiência energética; leitura da fatura de energia; a eficiência energética e a preservação do meio ambiente; eficiência energética: um compromisso nacional; eficiência energética: da geração à distribuição de energia e a segurança no uso da energia elétrica.
Esse conteúdo também foi ministrado para os professores inscritos na ONEE, durante um curso de formação promovido de forma remota, que também é um dos pré-requisitos de preparação para as Olimpíadas.
“A formação aconteceu entre de julho a outubro de 2024. A aulas foram distribuídas em módulos abordando processos de ensino-aprendizagem para despertar habilidades de intervenção na realidade dos alunos, com proposta de aulas gamificadas, práticas experimentais e exercícios com a temática do consumo consciente das fontes de energia. Aproveitei a disciplina de práticas experimentais para trabalhar esses conteúdos”, comentou o professor da disciplina de Física, Rafael Leal da Silva.
ONEE
A Olimpíada leva informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. A ONEE é voltada para estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil.
A iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto ABRADEE da Energia e com a participação das concessionárias distribuidoras de energia que operam nos 27 estados e no Distrito Federal.