Saúde Sergipe
Saúde conclui ‘Dezembro Vermelho’ com orientação sobre prevenção e detecção precoce do HIV
Por meio da unidade móvel ‘Fique Sabendo’, foram reforçadas ações realizadas durante o ano todo
31/12/2024 08h55
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Sergipe

O mês de dezembro marca a campanha do ‘Dezembro Vermelho’ voltado para a conscientização, prevenção e promoção do tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Em virtude disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou a realização de ações preventivas, bem como ofertou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, como medida fundamental para o diagnóstico precoce.

Dos testes rápidos realizados na unidade móvel este mês, 26 casos foram reagentes para sífilis e dois para HIV. As pessoas que tiveram o resultado reagente foram encaminhadas ao Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

As ações preventivas serviram para estimular a importância da testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites virais B e C, como forma essencial para o diagnóstico precoce. De acordo com a referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana, as ações foram realizadas em pontos estratégicos para atingir o público-alvo.

“Aproveitamos o mês para alertar ainda mais a população, além de incentivar as instituições que realizam trabalho de prevenção. Também promovemos rodas de conversa em Unidades Básicas de Saúde e em comunidades para estimular a testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C visando o diagnóstico precoce”, explicou Almir.

Conscientização

Além dos testes rápidos, foram disponibilizados preservativos femininos e masculinos, bem como gel lubrificante. A estudante Lorena Vilas Boas foi uma das que aproveitou a ação itinerante para realizar seu teste rápido. “Acho algo muito importante, principalmente nesse mês que é tão significativo. Muitas vezes acontece de estarmos sem tempo, e por isso a iniciativa é imprescindível para cuidarmos de nossa saúde”, contou.

Fotos: Flávia Pacheco e Mário Sousa
Fotos: Flávia Pacheco e Mário Sousa
Almir Santana, referência técnica do Programa IST/Aids / Fotos: Flávia Pacheco e Mário Sousa
A estudante Lorena Vilas Boas foi uma das que aproveitou para fazer o teste rápido / Fotos: Flávia Pacheco e Mário Sousa