A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta a população para as novas diretrizes da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Agora, gestantes e idosos integram o Calendário Nacional de Vacinação. Além disso, os grupos especiais continuam recebendo doses periódicas da vacina.
A imunização das gestantes será com uma dose a cada gestação. No caso dos idosos, eles receberão uma dose a cada seis meses. Desde janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI), garantindo maior acesso à imunização.
Entre os grupos prioritários para vacinação de rotina estão crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes. As crianças devem receber a primeira dose a partir dos seis meses de idade, e a segunda deve ser tomada quatro semanas depois. Esse esquema básico vale para menores de 5 anos e depois disso é preciso tomar uma dose de reforço.
Os idosos devem receber uma dose da vacina a cada seis meses, independentemente do número de doses recebidas anteriormente. Já as gestantes podem se vacinar em qualquer período da gravidez, sendo necessária ao menos uma dose.
Além os grupos prioritários, outros 14 foram classificados como de vacinação especial, entre eles: pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde, entre outros.
Outra novidade é a incorporação de novas vacinas no PNI, como a vacina Serum, do laboratório Zálika Farmacêutica, indicada para pessoas a partir de 12 anos, incluindo idosos e gestantes.
A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, reforçou a importância de manter a vacinação em dia, especialmente entre os grupos de risco, para prevenir formas graves e complicações da Covid-19. "Nosso objetivo é proteger os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e gestantes, prevenindo casos graves e óbitos relacionados à Covid-19", explicou.
Testagem
Na rede estadual de saúde, a testagem gratuita de Covid-19 é realizada no Hospital Dr. Genésio Rego, em São Luís. O serviço ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Até outubro de 2024, foram realizados 2.279 testes no estado, sendo 267 positivos.
A Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos reforça medidas de prevenção. "Com a aproximação das confraternizações e o aumento de síndromes respiratórias, como a Covid-19, que já cresce em alguns estados, é fundamental fortalecermos a prevenção e a atualização do esquema vacinal", pontuou.