A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), vinculada à Secretaria de de Justiça (Seju) do Governo do Estado, encerrou a segunda edição do mutirão “Renegocia” nesta sexta-feira (20), em Belém. A iniciativa faz parte do programa coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com os Procons estaduais e municipais, e tem como objetivo tratar e prevenir o superendividamento.
Foram 250 pessoas atendidas durante o evento, com demandas principalmente para contas de energia elétrica e água. “Muitos consumidores conseguiram renegociar sua dívida no momento do atendimento, tanto com os fornecedores presentes no local quanto com os que trabalham por linha direta, cumprindo assim o objetivo do mutirão”, avalia a diretora do Procon Pará, Gareza Moraes.
Ela lembra que o Procon Pará atua na prevenção ao superendividamento também em palestras, capacitações, orientações diretas e eventos organizados pela Gerência de Educação e Projetos do órgão. “Também estamos participando do edital do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a implantação de um núcleo do superendividamento dentro da sede do Procon”, afirma.
A aposentada Juliana Pimenta foi uma das consumidoras atendidas no Renegocia e aprovou o serviço. “Não conseguia resolver e ela só aumentava. Vim para o mutirão até um pouco aflita, pensando que seria mais uma tentativa sem resultado. Mas deu certo. Levei todos os documentos, houve a negociação e conseguiram amenizar o pagamento do débito”, comemora.
Serviço– O Procon realiza atendimentos sobre renegociação de dívidas ou outros casos envolvendo direitos do consumidor. A sede do órgão funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h, na Rua Municipalidade, nº 1.636, esquina com a Travessa Soares Carneiro, em Belém. O endereço dos demais postos de atendimento pode ser conferido no site procon.pa.gov.br .