A celebração natalina no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, foi marcada por um momento especial: a chegada do Papai Noel, na manhã de hoje (18). Durante o evento, aconteceu a tradicional entrega de brinquedos às crianças internadas na pediatria e no pronto-socorro infantil da unidade, com presentes enviados pelo governador Helder Barbalho e pela primeira-dama, Daniela Barbalho.
Leivysom dos Anjos, 7 anos, foi uma das primeiras crianças a receber a atenção do bom velhinho. “Quando eu vi o Papai Noel, fiquei feliz. Recebi uma bola bonita e, quando eu melhorar, vou brincar com os meus amigos. Apesar de estar doente, adorei a surpresa que tive hoje aqui no Abelardo Santos”, declarou o menino.
Patrícia Santos, 31 anos, mãe de Mateus, de 8 anos, agradeceu pela iniciativa e pelo presente recebido pelo filho. “Foi um momento de descontração, pois nenhum tratamento é fácil. Meu filho está tratando uma pneumonia e, além do ótimo atendimento, tivemos essa oportunidade que, com certeza, o deixou ele mais animado. Estamos muito gratos por tudo”, afirmou a operadora de caixa.
Para Suzane Gonzaga, supervisora de humanização do HRAS, a ação sempre é recebida com entusiasmo pela equipe do hospital. “Sabemos o quanto esses momentos trazem conforto e esperança às famílias que têm um ente querido sendo cuidado aqui. Apesar do processo de tratamento ser difícil, esses gestos ajudam a amenizar a dor e dar um sopro de esperança em dias melhores”, explicou.
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade pública de saúde do pelo Governo do Pará. Sob a administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS) e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a instituição oferece atendimento pediátrico de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência em quatro áreas pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também conta com o suporte das Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS dispõe de 10 leitos de UTI, 25 de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, funcionando 24 horas por dia.